Funase retoma visitas presenciais a partir desta quinta-feira (1°)
Cada socioeducando poderá receber, quinzenalmente, apenas uma pessoa por dia de visita
Os centros da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase) irão retomar, a partir da quinta-feira (1°), visitas presenciais nas unidades. Cada socioeducando poderá receber, quinzenalmente, apenas uma pessoa por dia de visita, em horário reduzido, conforme calendários específicos para cada unidade socioeducativa. Segue proibido o acesso de idosos, crianças, pessoas com fatores de risco para contágio.
Leia também
• Visitas a unidades da Funase estão suspensas a partir de segunda (8)
• Funase inaugura espaço exclusivo para a formação profissional de jovens reeducandos
• Jovens da Funase farão provas do Enem a partir desta terça-feira
A visitação estava suspensa desde 8 de março, como medida restritiva para conter a disseminação do Sars-Cov-2 (vírus responsável pela pandemia mundial). Para a retomada, serão necessários todos os cuidados de proteção: será necessário usar máscara, higienizar as mãos e ter a temperatura corporal aferida.
Alimentos perecíveis não poderão ser levados. Embalagens terão que ser higienizadas nas portarias. Dentro das instalações, o contato entre adolescentes e familiares deverá ocorrer em áreas abertas, como espaços de convivência e quadras poliesportivas. Essas e outras orientações de prevenção estão previstas em um protocolo da instituição que vigora desde agosto de 2020.
Ao todo, são 15 unidades socioeducativas, localizadas em nove cidades: Recife, Cabo de Santo Agostinho, Jaboatão dos Guararapes, Timbaúba, Vitória de Santo Antão, Caruaru, Garanhuns, Arcoverde e Petrolina. O total de 792 adolescentes e jovens serão impactados pela permissão de visitação presencial. O modelo de contato por videochamadas, que estava mantendo o contato com familiares, não será encerrado.
“Em 2020, chegamos a determinar a interrupção das visitas entre abril e agosto. Depois disso, autorizamos a retomada com todos os cuidados, até que, recentemente, acompanhamos as novas medidas adotadas no Estado para resguardar a população. Contamos, mais uma vez, com a colaboração da comunidade socioeducativa para seguir os protocolos estaduais e da Funase nessa nova fase de convivência com o vírus”, informou o secretário de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude de Pernambuco, Sileno Guedes.
A presidente da Funase, Nadja Alencar, explica que familiares que tiverem dúvidas sobre o calendário de visitas podem entrar em contato com as equipes de referência de cada unidade. “As medidas de cuidado com a saúde dos adolescentes e dos servidores estão sendo reforçadas de forma constante. Recentemente, recebemos mais 2.100 máscaras para distribuir nesses espaços, além de destacarmos a necessidade de cumprimento das outras orientações que estão em nosso protocolo. É uma retomada que acompanha o que se passa fora dos muros da Funase, com toda a responsabilidade que o momento exige”, avalia.