Funcionário das Forças Armadas alemãs é preso por suspeita de espionar para a Rússia
O homem estava a cargo da gestão de equipamentos militares do principal serviço de informática e logística da "Bundeswehr"
Um funcionário do Exército alemão foi preso nesta quarta-feira (9) por suspeitas de atividades de espionagem para a Rússia, informou o Ministério Público (MP) alemão.
O caso é o último de uma série de prisões por supostos espiões que se multiplicaram com o crescente apoio de Berlim à Ucrânia ante a invasão russa.
Identificado como Thomas H., o homem estava a cargo da gestão de equipamentos militares do principal serviço de informática e logística da "Bundeswehr", as Forças Armadas alemãs.
Leia também
• Pesquisa aponta que 30% dos brasileiros acham aceitável espionar o smartphone do parceiro
• Irã executa acusado de espionar para os EUA
"Suspeita-se que tenha trabalhado para um serviço de informação estrangeiro" e que ofereceu seus serviços "à embaixada da Rússia em Berlim", apontou o MP em um comunicado.
Suas funções permitiam-lhe acessar informações sensíveis sobre material militar alemão, uma vez que o escritório em que trabalhava era responsável por testar, fornecer e administrar o material militar da "Bundeswehr".
Na primavera boreal de 2022, a Alemanha expulsou cerca de quarenta diplomatas russos por considerar que representavam uma ameaça à sua segurança.
Em 18 de outubro, o chefe da agência alemã de cibersegurança foi demitido, depois de revelações sobre sua suposta falta de distanciamento com a Rússia.
Em dezembro, um agente de inteligência alemão foi preso em Berlim por suspeita de ter transmitido informações sensíveis à Rússia.