Logo Folha de Pernambuco

Atividades de espionagem

Funcionário das Forças Armadas alemãs é preso por suspeita de espionar para a Rússia

O homem estava a cargo da gestão de equipamentos militares do principal serviço de informática e logística da "Bundeswehr"

Bandeira da AlemanhaBandeira da Alemanha - Foto: Pexels

Um funcionário do Exército alemão foi preso nesta quarta-feira (9) por suspeitas de atividades de espionagem para a Rússia, informou o Ministério Público (MP) alemão.

O caso é o último de uma série de prisões por supostos espiões que se multiplicaram com o crescente apoio de Berlim à Ucrânia ante a invasão russa.

Identificado como Thomas H., o homem estava a cargo da gestão de equipamentos militares do principal serviço de informática e logística da "Bundeswehr", as Forças Armadas alemãs.

"Suspeita-se que tenha trabalhado para um serviço de informação estrangeiro" e que ofereceu seus serviços "à embaixada da Rússia em Berlim", apontou o MP em um comunicado.

Suas funções permitiam-lhe acessar informações sensíveis sobre material militar alemão, uma vez que o escritório em que trabalhava era responsável por testar, fornecer e administrar o material militar da "Bundeswehr".

Na primavera boreal de 2022, a Alemanha expulsou cerca de quarenta diplomatas russos por considerar que representavam uma ameaça à sua segurança.

Em 18 de outubro, o chefe da agência alemã de cibersegurança foi demitido, depois de revelações sobre sua suposta falta de distanciamento com a Rússia.

Em dezembro, um agente de inteligência alemão foi preso em Berlim por suspeita de ter transmitido informações sensíveis à Rússia.

Veja também

Ministério da Saúde do Hamas anuncia novo balanço de 44.176 mortos em Gaza
GUERRA NO ORIENTE MÉDIO

Ministério da Saúde do Hamas anuncia novo balanço de 44.176 mortos em Gaza

CNJ abre semana nacional de regularização fundiária na Amazônia
BRASIL

CNJ abre semana nacional de regularização fundiária na Amazônia

Newsletter