Logo Folha de Pernambuco

Política

Funcionário de agência de desenvolvimento belga é morto em Gaza por ataque israelense

Nabhan trabalhava desde 2020 para a agência belga de desenvolvimento em Gaza

Gaza devastada com a guerra do Hamas contra IsraelGaza devastada com a guerra do Hamas contra Israel - Foto: AFP

Leia também

• Bombardeios israelenses e combates com o Hamas na Faixa de Gaza

• Hamas anuncia balanço de 34.151 mortos na Faixa de Gaza

• Como a ajuda humanitária chega à Faixa de Gaza?

Um funcionário palestino da agência de desenvolvimento belga Enabel e pelo menos quatro membros de sua família, incluindo seu filho de 7 anos, morreram na noite de quarta-feira (24) durante um ataque israelense na Faixa de Gaza, anunciou nesta quinta-feira (25) o Ministério das Relações Exteriores da Bélgica.

A ministra das Relações Exteriores belga, Hadja Lahbib, também anunciou que convocaria o embaixador israelense em Bruxelas para "condenar esse ato inaceitável e exigir explicações".

"Bombardear áreas e populações civis é contrário ao direito internacional", expressou Lahbib em uma mensagem na rede social X (ex-Twitter).

Em fevereiro, o embaixador israelense já havia sido convocado após a destruição dos escritórios da Enabel durante o bombardeio de um edifício que os abrigava, no bairro de al-Rimal, na cidade de Gaza.

Desta vez, o exército israelense é acusado de ter atacado em Rafah a casa ocupada pelo funcionário da Enabel, identificado como Abdalá Nabhan, de 33 anos.

De acordo com a agência belga, a residência abrigava "cerca de 25 pessoas", entre membros da família de Nabhan e pessoas deslocadas que encontraram abrigo naquela casa.

No ataque, também perderam a vida o pai do jovem, de 65 anos; um irmão, de 35, e uma sobrinha de 6. A esposa de Nabhan está hospitalizada e, de acordo com a ministra Lahbib, está em estado crítico.

Nabhan trabalhava desde 2020 para a agência belga de desenvolvimento em Gaza.

O diretor da Enabel, Jean Van Wetter, disse sentir-se "escandalizado e consternado pelos ataques em curso. Isso representa uma nova violação flagrante por parte de Israel do direito internacional humanitário".

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter