Logo Folha de Pernambuco

cessar-fogo

Funcionários dos EUA vão debater com Israel avanços para fim de conflitos em Gaza e Líbano

Os Estados Unidos tentam há meses selar um acordo para pôr fim à guerra em Gaza

Primeiros socorristas evacuam uma pessoa ferida após um ataque aéreo israelense que teve como alvo a zona industrial na vila de Abbasiyeh, no sul do LíbanoPrimeiros socorristas evacuam uma pessoa ferida após um ataque aéreo israelense que teve como alvo a zona industrial na vila de Abbasiyeh, no sul do Líbano - Foto: Kawnat Haju / AFP

Funcionários americanos do alto escalão viajaram nesta quarta-feira (30) a Israel com o objetivo de avançar nas negociações de acordos que encerrem a guerra na Faixa de Gaza e no Líbano, confirmou o Departamento de Estado.

Amos Hochstein, responsável americano para tratar do conflito entre Israel e Líbano, e Brett McGurk, o principal funcionário da Casa Branca para o Oriente Médio, liderarão as conversas com Israel.

Os dois "estão viajando a Israel para abordar aspectos, incluindo uma resolução diplomática no Líbano, e também sobre como acabar com o conflito em Gaza", informou a repórteres o porta-voz do Departamento de Estado, Matthew Miller.

Os Estados Unidos tentam há meses selar um acordo para pôr fim à guerra em Gaza, desencadeada em outubro de 2023 por um ataque inédito do Hamas em território israelense.

Mas Washington não tem pressionado Israel, a quem apoia diplomática e militarmente, a um cessar-fogo imediato no Líbano, onde ataca alvos do grupo Hezbollah.

"No final, queremos ver um cessar-fogo", disse Miller. "Queremos uma resolução diplomática que permita aos civis de Israel e do Líbano retornarem para suas casas", acrescentou.

Miller afirmou que os Estados Unidos estavam pressionando Israel para evitar um "dano extenso" no Líbano, depois que o país emitiu ordens de evacuação na cidade histórica de Baalbek.

"Deixamos claro que a campanha [militar] que estão realizando no Líbano não deve, não pode se assemelhar à campanha que executaram em Gaza."

Veja também

Peru inicia vacinação contra dengue após recorde de casos
Vacina

Peru inicia vacinação contra dengue após recorde de casos

Novas imagens mostram estudante de Medicina dando tapa em viatura da PM e sendo perseguido
ABORDAGEM

Novas imagens mostram estudante de Medicina dando tapa em viatura da PM e sendo perseguido

Newsletter