Fundação Altino Ventura inaugura nova sede na Iputinga
O prédio já está em funcionamento
Nesta terça-feira (9), a Fundação Altino Ventura inaugurou a nova sede e torna-se o maior centro oftalmológico a prestar serviço público na América Latina. O espaço fica localizado na Avenida Maurício de Nassau, bairro da Iputinga, zona Oeste do Recife.
A nova infraestrutura poderá ampliar a capacidade de atendimento mensal para até 70 mil pacientes e até 4 mil cirurgias oftalmológicas. No último sábado (6), já houve uma testagem das instalações para checar a sua funcionalidade. O prédio já está em funcionamento, apesar de ainda não ter sido totalmente concluído. Ainda são necessários alguns equipamentos e móveis.
A solenidade de inauguração aconteceu no próprio prédio e contou com a presença de políticos, incluindo a governadora em exercício, Luciana Santos (PCdoB), e de autoridades médicas.
"Além de já ser referência em ensino, pesquisa, assistência da área da oftalmologia, reabilitação visual auditiva, física e intelectual, hoje a fundação passa a estabelecer o novo patamar de saúde pública para a oftalmologia do Brasil. Instituições que atuam na saúde social, precisa ver que é possível fazer e fazer melhor. E se foi possível fazer pelos pernambucanos e conquistamos juntos tantas vitórias sociais, porque não é possível fazer pelo Brasil? Seria então um exemplo a ser seguido e que Deus queira que isso seja possível", discursou Marcelo Ventura, presidente da Fundação.
Na solenidade de inauguração também foram prestadas homenagens a entidades, instituições, personalidades e órgãos públicos. Entre eles o Jornal Folha de Pernambuco, a Rádio Folha e a Coluna Persona, que recebeu o prêmio Visão Social 2021, categoria imprensa/impresso, Rádio e Coluna Social.
"Primeiro é uma satisfação para nós participar dessa realização do sonho do Dr Marcelo, Dr Liana, na consecução desse empreendimento. Que tanto bem faz a população pernambucana. É uma satisfação estar junto e agradecer a Fundação pela essa homenagem a Folha de Pernambuco, através do Jornal, da Rádio, da Coluna Social, que não faz mais nada que nossa obrigação ajudando sempre esse tipo de empreendimento", pontuou Paulo Pugliesi, Diretor Executivo da Folha.
"Recebemos essa homenagem com muito orgulho, porque é nossa obrigação disseminar tudo que é construído aqui, tudo que é desenvolvido do trabalho deles, e quem merece a homenagem hoje é a Fundação Altino Ventura, por essa responsabilidade social, por esse olhar para a população, e esse serviço tão diferenciado que eles prestam. A gente está extremamente orgulhoso em poder estar aqui trabalhando para poder levar para a sociedade todo esse trabalho rico e de muito valor que eles prestam", Mariana Costa, Diretora Administrativa da Folha.
Espaço
A instituição é dividida em sete pavimentos. A insituição funcionou durante anos em imóveis alugados, mas após diversas campanhas de arrecadação e buscas de parceiros nacionas e internacionais, foram finalizadas as obras, orçadas em cerca de R$ 30 milhões.
A edificação conta com centro de diagnóstico de 33 salas de exames complementares; setor de examos com 35 consultórios; bloco cirúrgico com 16 salas; centro administrativo; centro de estudos e pesquisas científicas, além de biblioteca e do Memorial Histórico da Fundação Altino Ventura.Além disso, o Complexo Hospitalar da FAV reúne também o Centro Especializado em Reabilitação Menina dos Olhos - CER IV e o Centro de Fisioterapia Aquática e Multissensorial.
Custos
Com 15.000 m² de nova área construída, a Fundação passa a funcionar em um complexo hospitalar com 20.000 m² de área construída. A obra foi orçada em R$ 30 milhões de reais.