mundo

Fundador do Wikileaks, Julian Assange fará seu primeiro discurso público após libertação

Evento está previsto para a próxima semana, no Conselho da Europa

O fundador do Wikileaks, Julian Assange, durante sua estadia na Embaixada do Equador, em Londres O fundador do Wikileaks, Julian Assange, durante sua estadia na Embaixada do Equador, em Londres  - Foto: Justin TALLIS/AFP

O fundador do WikiLeaks, Julian Assange, fará um discurso no Conselho da Europa, na próxima semana, a sua primeira intervenção pública desde que deixou a prisão em junho, informou a sua organização na quarta-feira.

O WikiLeaks informou que Assange viajará para a cidade francesa de Estrasburgo para “dar testemunho” num evento que marcará a primeira “declaração oficial de Assange sobre o seu caso desde antes da sua prisão em 2019”.

 

Assange voltou à Austrália em junho deste ano, após o desfecho de uma saga que durou quase 14 anos, incluindo sete anos confinado na embaixada do Equador, em Londres, e cinco em uma prisão de segurança máxima perto da capital londrina, após ser acusado de vazar documentos secretos de países estrangeiros.

Na época, Assange fechara um acordo com a Justiça dos EUA, conseguindo, um dia depois desse acordo, num tribunal federal das Ilhas Marianas, no Pacífico, ser declarado pelas autoridades como "um homem livre".

Veja também

23 mortos em incêndio em ônibus escolar na Tailândia
ÁSIA

23 mortos em incêndio em ônibus escolar na Tailândia

STF fará nova sessão sobre aquisição de medicamento para Distrofia Muscular de Duchenne na semana qu
BRASIL

STF fará nova sessão sobre aquisição de medicamento para Distrofia Muscular de Duchenne na semana qu

Newsletter