Furacão Beatriz avança na costa mexicana e provoca fortes chuvas
Este é o segundo furacão da temporada no Pacífico depois de Adrián
O furacão Beatriz avançava na sexta-feira (30), em paralelo à costa do Pacífico mexicano, causando chuvas torrenciais e ondas altas no oeste do México, informaram as autoridades locais.
De acordo com o Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos (NHC, na sigla em inglês), o furacão estava, às 3h GMT de sábado (meia-noite no horário de Brasília), 80 quilômetros a sudeste da cidade portuária de Manzanillo, com ventos sustentados de 140 km/h e movendo-se na direção noroeste a 19 km/h.
"De acordo com a previsão, espera-se que o centro de Beatriz se mova perto, ou sobre partes da costa sudoeste do México no início da manhã de sábado", detalhou o relatório do NHC.
O Serviço Meteorológico Nacional (SMN) informou que o fenômeno vai provocar chuvas intensas - e, em algumas zonas, torrenciais - em 12 estados do país, cinco deles costeiros. Além disso, canais de baixa pressão estendidos em diferentes regiões do país podem gerar precipitação em outras 13.
Leia também
• Fortes chuvas deixam um morto e um desaparecido no Japão
• Brasil estuda formas de auxiliar o Haiti no combate à violência
• Entenda em 6 pontos por que Bolsonaro está inelegível e Trump, não
As de maior intensidade “podem ser com descargas elétricas, fortes rajadas de vento e granizo, além de gerar deslizamentos de terra, aumento do nível de rios e córregos, transbordamentos e inundações em áreas baixas dos referidos estados”, alertou o SMN em um comunicado.
Este é o segundo furacão da temporada no Pacífico depois de Adrián, que na sexta-feira registrava ventos sustentados de 165 km/h, embora não tenha causado grandes danos, por estar localizado a 655 km da península mexicana da Baja California.
Segundo o Serviço Meteorológico Mexicano, durante a temporada de 2022, o litoral do país foi afetado por seis furacões e outros três fenômenos que causaram chuvas intensas.