Logo Folha de Pernambuco

Furacão Beryl

Furacão Beryl: Texas se prepara para a chegada da tempestade tropical

Fenômeno, que foi classificado como furacão durante passagem pelo Caribe, perdeu força

Estado americano do Texas se prepara para a chegada da tempestade tropical Beryl Estado americano do Texas se prepara para a chegada da tempestade tropical Beryl  - Foto: Mark Felix/AFP

A costa do Texas está sob alertas de tempestade neste domingo, enquanto o estado do sul dos Estados Unidos se preparava para a chegada do Beryl, que ameaçava atingir a costa como um furacão.

A cidade de Galveston, a sudeste de Houston, emitiu uma ordem de evacuação voluntária para algumas áreas, e vídeos circularam nas redes sociais mostrando filas de carros tentando sair da cidade na tarde deste domingo.

À medida que os ventos do Beryl se intensificavam, o governador em exercício, Dan Patrick, pediu aos texanos que ficassem em alerta, ouvissem as autoridades locais e deixassem a zona de perigo, se possível.

“Será uma tempestade mortal para as pessoas que estão diretamente em seu caminho”, disse Patrick em entrevista coletiva, acrescentando que o Beryl provavelmente chegará ao continente antes do amanhecer de segunda-feira, entre a cidade de Corpus Christi e a ilha de Galveston. “Acredite, você não gostaria de estar em uma categoria 1”, alertou, referindo-se ao nível mais baixo de um furacão, com ventos entre 119 e 153km/h.

A Casa Branca disse que estava monitorando a situação.

O furacão Beryl deixou pelo menos sete mortos depois de devastar o Caribe e a Venezuela, enquanto os ventos por vezes atingiram níveis de categoria 5.

Desde então, enfraqueceu para uma tempestade tropical, mas o Centro Nacional de Furacões disse neste domingo que "espera-se que Beryl se fortaleça novamente para um furacão ainda hoje" antes de atingir o Texas.

Beryl é o primeiro furacão da temporada do Atlântico, que vai do início de junho ao final de novembro, e impressionou os especialistas pela sua intensidade.

Os cientistas acreditam que as alterações climáticas, que provocam temperaturas mais elevadas da água, favorecem estas tempestades e aumentam a probabilidade de se intensificarem rapidamente.

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter