Logo Folha de Pernambuco

República Dominicana

Furacão Franklin deixa dois mortos e um desaparecido na República Dominicana

As vítimas foram um homem de 32 anos, que tentou atravessar um rio com uma moto, e um adolescente de 15 anos

Furacão FranklinFuracão Franklin - Foto: Reprodução/Fox

Duas pessoas morreram, uma está desaparecida e cerca de 700 casas foram atingidas pelo furacão Franklin, em sua passagem pela República Dominicana na quarta-feira (23), informaram autoridades do país nesta quinta-feira (24).

As vítimas foram um homem de 32 anos, que tentou atravessar um rio com uma moto, e um adolescente de 15 anos que brincava nas águas da cheia com alguns amigos. Os dois foram arrastados pela correnteza na província de San Cristóbal (sudoeste).

"Eles violaram todas as regras e protocolos. Devemos aprender com este tipo de situação para que a população entenda que quando os alertas são emitidos, é para preservar a sua vida", disse o diretor do Centro de Operações de Emergências, Juan Manuel Méndez, declarando que as mortes foram atos de "imprudência".

O homem desaparecido pulou em um rio em Santo Domingo. De acordo com Méndez, ele havia sido declarado morto na quarta-feira.

O furacão atingiu o país na manhã de quarta-feira.

As fortes chuvas, que tinham começado um dia antes, provocaram inundações em ruas e rodovias, atingiram 678 casas e obrigaram as autoridades a mobilizar 3.390 pessoas, destacou Méndez.

Passada a tempestade, o governo da República Dominicana retirou o alerta vermelho que havia declarado em 25 das 32 províncias do país.

Veja também

Países aprovam regras para transações de carbono entre países na COP29
ONU

Países aprovam regras para transações de carbono entre países na COP29

Cuida PE: mutirão para realização de mil procedimentos cirúrgicos começa nesta segunda-feira (25)
SAÚDE

Cuida PE: mutirão para realização de mil procedimentos cirúrgicos começa nesta segunda-feira (25)

Newsletter