Logo Folha de Pernambuco

G20 BRASIL

G20 alerta para papel da IA na desinformação e nos discursos de ódio

Os líderes das principais economias do planeta também pediram "transparência" e "responsabilidade" às plataformas digitais

Reunião do G20 no Rio de JaneiroReunião do G20 no Rio de Janeiro - Foto: Pablo Porciuncula/AFP

O G20 alertou que novas tecnologias, como a inteligência artificial (IA), contribuem ''de forma dramática" para a desinformação e o discurso de ódio, segundo a declaração final assinada nesta segunda-feira (18) pelos líderes da reunião de cúpula realizada no Rio de Janeiro.

“A digitalização do campo da informação e a evolução acelerada de novas tecnologias, como a IA, impactaram de forma dramática a velocidade, escala e o alcance da desinformação não intencional e intencional, os discursos de ódio e outras formas de danos online”, diz o texto acordado pelo G20.

Os líderes das principais economias do planeta também pediram “transparência” e “responsabilidade” às plataformas digitais, para que se alcancem “ecossistemas de informação saudáveis”.

Ao mesmo tempo, reconheceram “o potencial” das tecnologias digitais e plataformas para reduzir as desigualdades e “facilitar a informação dentro e fora das fronteiras geográficas”.

Veja também

Declaração final do G20 reitera metas do Acordo de Paris
G20

Declaração final do G20 reitera metas do Acordo de Paris

Presidente do Paraguai, Santiago Peña, é hospitalizado no Rio
Cúpula do G20

Presidente do Paraguai, Santiago Peña, é hospitalizado no Rio

Newsletter