Logo Folha de Pernambuco

G20

G20 lança plano ambicioso para impulsionar comércio entre Oriente Médio, Índia e Europa

Foto: Ricardo Stuckert/Presidência da República

Vários países do G20 apresentaram neste sábado (9) um plano ambicioso para desenvolver uma conexão de infraestrutura entre a Índia, o Oriente Médio e a Europa que impulsionará o comércio em uma área que representa quase um terço da economia mundial.

Estados Unidos, Arábia Saudita, União Europeia, Emirados Árabes Unidos e outros assinaram um acordo sobre o projeto durante a cúpula do G20 em Nova Délhi, como alternativa aos investimentos chineses em infraestruturas.

O plano incluirá projetos ferroviários, elétricos, de dados e um gasoduto de hidrogênio, disseram as autoridades à AFP.

Um dos projetos previstos ligará ferrovias e portos do Oriente Médio, incluindo os dos Emirados Árabes Unidos, Arábia Saudita, Jordânia e Israel, o que poderá acelerar o comércio da região com Índia e Europa em 40%.

“O corredor econômico Índia-Oriente Médio-Europa” é “algo histórico”, disseram os líderes europeus ao apresentarem o plano neste sábado.

Além de impulsionar o comércio, o acordo será mais um passo para a normalização das relações entre os países árabes do Golfo e Israel.

A iniciativa “tem um enorme potencial”, disse Jon Finer, vice-assessor de Segurança Nacional da Casa Branca.

Indicou que o anúncio do projeto surge depois de “meses de diplomacia cuidadosa, diplomacia silenciosa e cuidadosa, em contextos bilaterais e multilaterais”.

O projeto está nas suas fases iniciais, com estudos para determinar como ligar os 1,4 bilhão de habitantes da Índia aos mercados mais ricos a oeste.

De acordo com detalhes vistos pela AFP, o corredor econômico Índia-Oriente Médio-Europa também desenvolverá a infraestrutura para permitir a produção e o transporte de “hidrogênio verde”.

Da mesma forma, fortalecerá as conexões de telecomunicações e de transferência de dados através de um cabo submarino.

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter