Logo Folha de Pernambuco

conflito

G7 denuncia "escalada" da Rússia após disparo de míssil balístico contra Ucrânia

O disparo sem precedentes é uma resposta a dois ataques realizados pela Ucrânia em território russo usando mísseis do Reino Unido

Os ministros do G7 com os países do Indo-Pacífico na reunião dos ministros das Relações Exteriores do G7 em Fiuggi, centro da ItáliaOs ministros do G7 com os países do Indo-Pacífico na reunião dos ministros das Relações Exteriores do G7 em Fiuggi, centro da Itália - Foto: Tiziana Fabi / AFP

O disparo de um míssil balístico russo em direção à Ucrânia demonstra a “escalada imprudente” de Moscou, denunciaram os ministros das Relações Exteriores do G7 nesta terça-feira (26).

“O lançamento de um míssil balístico de alcance intermediário em 21 de novembro é mais uma prova de sua escalada imprudente”, disseram os ministros das Relações Exteriores do grupo de países desenvolvidos em um comunicado após uma reunião perto de Roma.

A Rússia lançou um míssil balístico de alcance intermediário (até 5.500 km), projetado para transportar uma ogiva nuclear, em território ucraniano.

O disparo sem precedentes é uma resposta a dois ataques realizados pela Ucrânia em território russo usando mísseis ATACMS dos EUA e Storm Shadow do Reino Unido, que têm um alcance de cerca de 300 km.

Após meses de negações e apesar dos avisos russos, o presidente dos EUA, Joe Biden, finalmente autorizou esses ataques em território russo com armas americanas.

Veja também

No Japão, terremoto atinge região de Noto, mas não há perigo de tsunami
FENÔMENO NATURAL

No Japão, terremoto atinge região de Noto, mas não há perigo de tsunami

UFPE divulga resolução sobre vagas para Processo Seletivo Sisu 2025
EDUCAÇÃO

UFPE divulga resolução sobre vagas para Processo Seletivo Sisu 2025

Newsletter