G7 denuncia "escalada" da Rússia após disparo de míssil balístico contra Ucrânia
O disparo sem precedentes é uma resposta a dois ataques realizados pela Ucrânia em território russo usando mísseis do Reino Unido
O disparo de um míssil balístico russo em direção à Ucrânia demonstra a “escalada imprudente” de Moscou, denunciaram os ministros das Relações Exteriores do G7 nesta terça-feira (26).
“O lançamento de um míssil balístico de alcance intermediário em 21 de novembro é mais uma prova de sua escalada imprudente”, disseram os ministros das Relações Exteriores do grupo de países desenvolvidos em um comunicado após uma reunião perto de Roma.
Leia também
• Israel amplia ataques em Beirute e emite avisos para que prédios nos subúrbios sejam esvaziados
• México alerta Trump que imposição de tarifas não impedirá migração e drogas nos EUA
• Países do G7 "cumprirão suas respectivas obrigações" após ordem de prisão de Netanyahu pelo TPI
A Rússia lançou um míssil balístico de alcance intermediário (até 5.500 km), projetado para transportar uma ogiva nuclear, em território ucraniano.
O disparo sem precedentes é uma resposta a dois ataques realizados pela Ucrânia em território russo usando mísseis ATACMS dos EUA e Storm Shadow do Reino Unido, que têm um alcance de cerca de 300 km.
Após meses de negações e apesar dos avisos russos, o presidente dos EUA, Joe Biden, finalmente autorizou esses ataques em território russo com armas americanas.