Logo Folha de Pernambuco

Dia das crianças

Com muita animação, GAC realiza festa para crianças com câncer no Hospital Oswaldo Cruz

Evento foi em comemoração ao Dia das Crianças, que é celebrado neste sábado (12)

Festa do Dia das Crianças, realizada pelo GACFesta do Dia das Crianças, realizada pelo GAC - Foto: Clarice Melo/Folha de Pernambuco

Diversão, brincadeira e muita alegria. Esse foi o clima da festa do Dia das Crianças realizada pelo Grupo de Ajuda à Criança Carente com Câncer (GAC-PE), no Hospital Universitário Oswaldo Cruz (HUOC), no bairro de Santo Amaro, região central do Recife, na manhã desta quinta-feira (10).

A celebração foi voltada para os jovens pacientes que fazem tratamento oncológico no Centro de OncoHematologia Pediátrica (CEONHPE) do hospital. 

Na festa, a criançada pôde brincar na cama elástica, piscina de bolinha, tobogã, entre outros brinquedos. A comemoração contou ainda com a participação de DJs e apresentações dos mascotes das empresas parceiras.

Vanessa Maria da Silva, moradora de Paudalho, Zona da Mata Norte de Pernambuco, que estava acompanhando o filho Wallyson Gabriel, de 10 anos, que faz tratamento de leucemia no hospital, ressaltou a importância da festa para as crianças.

“Essa festa é muito importante para eles, porque é uma festa feliz, de paz, que traz muita alegria. Que todo ano tenha essa festa para as crianças, porque eles merecem”, afirmou.

Wallyson, que estava brincando no touro mecânico, completou a fala da mãe: “Estou gostando muito dessa festa”.

Vanessa Maria da Silva e Wallyson GabrielVanessa Maria da Silva e Wallyson Gabriel. Foto: Clarice Melo/Folha de Pernambuco.

Essa foi a 27ª edição do evento organizado pelo GAC, que também promove uma festa natalina no final do ano.

Para a presidente do grupo, a oncologista pediátrica Vera Morais, o fato de as crianças estarem em tratamento não é impeditivo para se divertirem.

“Não é porque elas estão doentes que elas deixam de participar, que deixam de ser crianças. Por isso, nós estamos aqui com essa festa belíssima, com parceiros, com nossos voluntários, que são a força motriz desse grupo. A gente está muito feliz de poder atender isso aí, de poder assistir e queremos sempre fazer essas festas”, afirmou.

Vera Morais, presidente do GAC e oncologista pediátricaVera Morais, presidente do GAC e oncologista pediátrica. Foto: Clarice Melo/Folha de Pernambuco.

Primordiais na realização da festa, os voluntários contribuíram tanto na organização do evento quanto no entretenimento dos pequenos. Ronaldo Sales foi um deles.

Aposentado e com 70 anos, Ronaldo se vestiu de Chaves para divertir as crianças. Assim como o personagem mexicano, o voluntário demonstrou seu altruísmo ao estar contribuindo no evento.

“Representa para mim e para os voluntários que estão aqui a oportunidade de dar um retorno a esse pessoal, a essas crianças que estão precisando da nossa ajuda. Hoje é um dia de festa, mas todo dia existem essas crianças que estão aqui, que precisam desse apoio”, iniciou.

Ronaldo Sales, voluntário da Festa do Dia das Crianças do GACRonaldo Sales, voluntário da Festa do Dia das Crianças do GAC. Foto: Clarice Melo/Folha de Pernambuco.

“A gente ganha em ajudar essas crianças e também recebe essa força, que faz com que nos movamos nesse sentido, na recuperação deles. É uma troca entre nós e eles: a gente ajuda e a gente é ajudado também”, completou.

Grupo de Ajuda à Criança Carente com Câncer
O GAC-PE é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos e econômicos com mais de 26 anos de atuação, focada na prestação de assistência social humanizada às crianças, adolescentes e jovens com câncer em tratamento no Centro de OncoHematologia Pediátrica (CEONHPE), do Hospital Universitário Oswaldo Cruz.

Atualmente, o GAC assiste diariamente uma média de 70 pacientes ambulatoriais e 24 em situação de internamento. Além das ações com foco na assistência social, o grupo desenvolve projetos específicos de prevenção e humanização do tratamento.

Tudo isso acontece a partir do trabalho de dezenas de voluntários, parceiros e do investimento das doações permanentes que são feitas à instituição – que podem ser financeiras ou em forma de produtos ou serviços.

Toda a doação recebida, seja dinheiro ou produtos, é revertida para o atendimento às crianças, adolescentes e jovens com câncer. Para ajudar a iniciativa acesse o site.
 

Veja também

Newsletter