Saúde

Gana registra primeiros casos do letal vírus de Marburg

A febre hemorrágica é quase tão letal quanto o ebola

Rua de Gana Rua de Gana  - Foto: Pixabay

Dois casos da doença provocada pelo vírus de Marburg, uma febre hemorrágica quase tão letal quanto o ebola, foram registrados em Gana -os primeiros do país-, anunciaram, neste domingo (17), autoridades sanitárias ganesas.

Em 8 de julho, amostras de sangue de duas pessoas da região de Ashanti (sul) sugeriram a presença do vírus de Marburg. As amostras foram enviadas ao Instituto Pasteur de Dacar (IDP) para a confirmação do diagnóstico, informou o Serviço de Saúde de Gana (GHS). 

"Os exames adicionais realizados no IDP do Senegal corroboraram os resultados", declarou em nota publicada neste domingo Patrick Kuma-Aboagye, diretor-geral do GHS. 

"Esta é a primeira vez que Gana confirma o vírus de  Marburg", acrescentou.

A doença do vírus de Marburg é transmitida aos seres humanos por morcegos frugívoros e se propaga pelo contágio direto com fluidos corporais de pessoas infectadas, superfícies e materiais, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). 

A OMS anunciou o fim do primeiro surto do vírus de  Marburg na África Ocidental em setembro de 2021, 42 dias depois de um único caso ter sido identificado na Guiné.

 

 

Veja também

ONS recomenda que governo volte a adotar o horário de verão
Horário de verão

ONS recomenda que governo volte a adotar o horário de verão

Mais de 1.300 incêndios arrasaram florestas do Equador em menos de um mês
Equador

Mais de 1.300 incêndios arrasaram florestas do Equador em menos de um mês

Newsletter