Logo Folha de Pernambuco

PERNAMBUCO

"Gangue do Ouro": Polícia Militar e Civil prendem criminosos que atuavam no Recife

A maioria dos crimes da "Gangue do Ouro" aconteciam entre os bairros da Zona Norte do Recife

Polícia Militar e Civil prendem integrantes da Gangue do OuroPolícia Militar e Civil prendem integrantes da Gangue do Ouro - Foto: Marconi Meireles/Folha de Pernambuco

Em operação conjunta, a Polícia Militar e a Polícia Civil de Pernambuco realizaram a prisão de dois integrantes da conhecida “Gangue do Ouro”, na última quarta-feira (20) e sexta-feira (22), no Recife.

Apesar de serem conhecidos popularmente como uma “gangue”, os homens não necessariamente atuavam em conjunto, porém possuíam o mesmo modus operandi: abordavam vítimas em situações de vulnerabilidade, como andando com o cachorro ou voltando da academia. 

De acordo com informações da PMPE e PCPE, os crimes aconteciam, em sua maioria, em dupla, utilizando-se de uma motocicleta e abordagem violenta, inclusive com arma de fogo. 

A maioria dos crimes da “Gangue do Ouro” aconteciam entre os bairros da Zona Norte do município, como Graças, Espinheiro e Aflitos, e no bairro de Boa Viagem, na Zona Sul.

 

“Normalmente eles se aproxima com uma motocicleta e acompanhados de pelo menos uma pessoa que vai ficar já na moto e em condições de partida enquanto eles vem na garupa, descem rapidamente e fazem a abordagem e intimidação física e/ou exibindo arma de fogo ou pelo menos mencionando a arma na cintura. Eles exigem a entrega de aliança, cordão de ouro ou qualquer outro objeto”, explicou o delegado seccional, Breno Varejão.

Segundo o Tenente Coronel da PM, Waniçon Manoel, roubos de alianças, anéis, pingentes e relogios de ouro vem se tornando mais comuns no município e uma das razões é a facilidade com que o ouro pode ser derretido e transformado em outra coisa, além de vendido por preços muito mais baratos do que o normal.

“É algo que já existia, mas não com essa intensidade. Nós sabemos que o ouro está em uma cotação crescente e um preço que esteja no mercado para a venda, principalmente nos mercados informais, isso já é um ponto que deve ser observado e não fazer esse tipo de compra”, afirmou o Tenente.

 

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter