Garrafa de uísque é leiloada pelo equivalente a R$ 13 milhões, um recorde
O uísque escocês, de 42,8º, foi destilado em 1926, a safra mais antiga da Macallan, e engarrafado 60 anos depois
A garrafa de uísque mais cara do mundo foi leiloada neste sábado (18), em Londres, pelo valor de 2,18 milhões de libras (2,7 milhões de dólares ou 13,2 milhões de reais, na cotação atual), batendo o recorde de 2019, informou a casa de leilões Sotheby's.
Adquirida por £ 2.187.500, o preço de venda deste Macallan de 75 cl estabeleceu um novo recorde para uma garrafa de vinho e destilados, de acordo com a Sotheby's.
O uísque escocês, de 42,8º, foi destilado em 1926, a safra mais antiga da Macallan, e engarrafado 60 anos depois.
Amadurecido em barris de carvalho, o que lhe conferiu uma cor escura, tem um sabor final de "nozes", "especiarias" e "madeira", segundo Jonny Foyle, responsável pelos leilões deste destilado na Sotheby's.
Leia também
• Nadadora Patrícia Santos fatura primeiro ouro do Brasil no Parapan
• Brasil participará da Bienal de Dança na África
• EBC e Ministério da Comunicações assinam parceria para Brasil Digital
A garrafa vendida neste sábado é a última de uma série de 12 que possuem rótulo desenhado em 1993 pelo pintor italiano Valerio Adami.
Apenas 40 garrafas foram produzidas a partir do barril originário deste uísque. Uma delas, de 70 cl, foi vendida em 2019 por quase 1,5 milhão de libras (5,9 milhões de reais na cotação da época), o recorde anterior.
Um mililitro foi extraído do item vendido neste sábado para a realização de testes e comparação com outra garrafa da safra de 1926 e a partir de agora servirá como referência para futuras provas.