Gato-mourisco é devolvido ao habitat, em Caruaru, após cinco meses em recuperação
Felino havia sido encontrado em casa de Caruaru
Cinco meses após ser achado em uma residência, um gato-mourisco foi devolvido ao seu habitat natural, numa área de mata em Caruaru, no Agreste de Pernambuco, nessa terça-feira (10). Nesse período, o animal, que foi encontrado ainda filhote, esteve em recuperação no Centro de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestres (Cetras Tangara), no Recife.
O felino havia sido achado no início do mês de dezembro passado em uma residência, do bairro Jardim Boa Vista, em Caruaru. Capturado por soldados do Corpo de Bombeiros, o gato-mourisco foi levado para a sede da unidade de conservação Parque Natural Municipal Professor Vasconcelos Sobrinho, na Serra dos Cavalos, que acionou a CPRH para o resgate e condução para o Cetras Tangara, no Recife.
Leia também
• Iguana e família de timbus são resgatados em bairros do Recife
• Castração: saiba qual a necessidade e a idade recomendada para a cirurgia
• Filhote de iguana é resgatado em escola do bairro de Casa Caiada, em Olinda
O gato-mourisco pertence a uma das espécies de felino silvestre de maior distribuição geográfica no país. Em Pernambuco, ocorre na Mata Atlântica e na Caatinga, sobretudo em áreas de vegetação arbustivo-arbórea mais densa.
Carnívoro, o animal é cerca de duas vezes maior que um gato doméstico, podendo chegar a até 70 centímetros, e viver cerca de 15 anos.