Logo Folha de Pernambuco

diplomacia

GB convoca encarregado de negócios da embaixada do Irã sobre envio de mísseis à Rússia

Blinken afirmou na terça-feira que o Irã forneceu mísseis à Rússia para uso "nas próximas semanas" na Ucrânia

O Secretário de Relações Exteriores da Grã-Bretanha, David Lammy O Secretário de Relações Exteriores da Grã-Bretanha, David Lammy  - Foto: Mark Schiefelbein / POOL / AFP

O Ministério das Relações Exteriores britânico anunciou, nesta quarta-feira (11), que convocou o encarregado de negócios da embaixada iraniana em Londres, Ali Matinfar, para protestar contra "o fornecimento de mísseis balísticos à Rússia" para uso na Ucrânia.

"O governo britânico deixou claro que qualquer envio de mísseis balísticos para a Rússia seria considerado uma escalada perigosa e resultaria em uma resposta significativa", explicou um porta-voz diplomático britânico em comunicado.

O chefe da diplomacia britânica, David Lammy, que se desloca a Kiev na companhia do seu homólogo americano, Antony Blinken, "ordenou" a convocação de Ali Matinfar, acrescentou o porta-voz.

Blinken afirmou na terça-feira que o Irã forneceu mísseis à Rússia para uso "nas próximas semanas" na Ucrânia, uma ex-república soviética que enfrenta uma invasão pelas tropas de Moscou desde fevereiro de 2022.

Como resultado, Estados Unidos, Reino Unido, França e Alemanha anunciaram novas sanções contra o Irã, particularmente no transporte aéreo.

O Irã rejeitou as acusações, chamando-as de "informações falsas e enganosas".

Veja também

EUA diz estar comprometido com uma "solução diplomática" no Líbano
EUA

EUA diz estar comprometido com uma "solução diplomática" no Líbano

Papa visitará ilha francesa de Córsega após recusar convite para reabertura de Notre Dame
CLERO

Papa visitará ilha francesa de Córsega após recusar convite para reabertura de Notre Dame

Newsletter