Logo Folha de Pernambuco

Golpe

General que comandou golpe no Gabão promete 'instituições mais democráticas'

Representantes da sociedade civil, Nguema prometeu uma nova Constituição e "um novo código eleitoral"

Moradores aplaudem membros das forças de segurança no distrito de Plein Ciel, Libreville, no GabãoMoradores aplaudem membros das forças de segurança no distrito de Plein Ciel, Libreville, no Gabão - Foto: AFP

O general Brice Oligui Nguema, novo líder do Gabão, após a queda do presidente Ali Bongo, prometeu nesta sexta-feira (1º) “reorganizar” as instituições para fazer-las “mais democráticas”, em discurso perante o corpo diplomático, transmitido pela TELEVISÃO.

“A dissolução das instituições” decretada na última quarta-feira durante o golpe “é temporário”, afirmou. “Trata-se de reorganizá-las, para tornar-las ferramentas mais democráticas e mais alinhadas aos padrões internacionais em termos de respeito aos direitos humanos, às liberdades fundamentais, à democracia e ao Estado de Direito.”

No outro discurso, para representantes da sociedade civil, Nguema prometeu uma nova Constituição e “um novo código eleitoral”. Também ameaçou os empresários envolvidos em casos de corrupção e lhes pediu compromisso para “desenvolver o país”.

Auditorias recentes revelaram que “as empresas cobraram demais”, declarou Nguema perante 200 empresários “convocados” ontem à Presidência.

Ali Bongo foi deposto na última quarta-feira por membros do Exército, pouco depois de autoridades eleitorais terem anunciado sua reeleição para um terceiro mandato, após 14 anos no poder.

Veja também

Carta de 50 mil crianças e adolescentes será entregue a líderes do G20
G20

Carta de 50 mil crianças e adolescentes será entregue a líderes do G20

Lei que proíbe celular em escolas públicas e particulares de SP é aprovada; veja o que muda
EDUCAÇÃO

Lei que proíbe celular em escolas públicas e particulares de SP é aprovada; veja o que muda

Newsletter