Geórgia certifica Joe Biden como vencedor no estado nas eleições
O estado teve uma recontagem de votos obrigatória, porque a vantagem de Biden era muito pequena
O estado da Geórgia confirmou, em seu website nesta sexta-feira (20), a vitória local do democrata Joe Biden nas eleições presidenciais dos Estados Unidos.
A confirmação ocorreu horas após uma série de idas e vindas: no início da tarde desta sexta, o governo havia enviado um comunicado à imprensa afirmando que o democrata era o ganhador, mas logo em seguida mandou uma correção e disse que os números ainda não eram certificados.
O estado teve uma recontagem de votos obrigatória, porque a vantagem de Biden era muito pequena. Já se passaram 17 dias desde a eleição.
Leia também
• Recusa de Trump em cooperar com transição pode atrasar vacina em meses, diz Biden
• Biden fala com Piñera, primeiro presidente latino-americano a parabenizá-lo por telefone
• Biden pede novo pacote de estímulo para enfrentar 'inverno sombrio' em meio à pandemia
Com a apuração oficialmente concluída, Donald Trump pode ainda pedir uma nova contagem do estado, mas a probabilidade de que ele reverta os resultados das urnas e se torne o vencedor é quase inexistente.
Com a aclamação da vitória de Biden na Geórgia, como apontou a apuração inicial, fica ainda mais difícil para Trump reverter a derrota nas urnas. O republicano diz que houve fraudes no processo, mas não apresentou provas.
A Geórgia, um estado tradicionalmente republicano, dá direito a 16 votos no Colégio Eleitoral. A última vez que os democratas levaram o estado nas eleições presidenciais havia sido em 1992.