Logo Folha de Pernambuco

eua

Geórgia certifica Joe Biden como vencedor no estado nas eleições

O estado teve uma recontagem de votos obrigatória, porque a vantagem de Biden era muito pequena

Joe Biden, presidente eleito dos EUAJoe Biden, presidente eleito dos EUA - Foto: Joe Raedle/ Getty Images North America / Gett

O estado da Geórgia confirmou, em seu website nesta sexta-feira (20), a vitória local do democrata Joe Biden nas eleições presidenciais dos Estados Unidos.

A confirmação ocorreu horas após uma série de idas e vindas: no início da tarde desta sexta, o governo havia enviado um comunicado à imprensa afirmando que o democrata era o ganhador, mas logo em seguida mandou uma correção e disse que os números ainda não eram certificados.

O estado teve uma recontagem de votos obrigatória, porque a vantagem de Biden era muito pequena. Já se passaram 17 dias desde a eleição.

Com a apuração oficialmente concluída, Donald Trump pode ainda pedir uma nova contagem do estado, mas a probabilidade de que ele reverta os resultados das urnas e se torne o vencedor é quase inexistente.

Com a aclamação da vitória de Biden na Geórgia, como apontou a apuração inicial, fica ainda mais difícil para Trump reverter a derrota nas urnas. O republicano diz que houve fraudes no processo, mas não apresentou provas.

A Geórgia, um estado tradicionalmente republicano, dá direito a 16 votos no Colégio Eleitoral. A última vez que os democratas levaram o estado nas eleições presidenciais havia sido em 1992.

Veja também

Barco chinês que zarpou da Rússia está no centro das suspeitas sobre corte de dois cabos submarinos
Suspeitas

Barco chinês que zarpou da Rússia está no centro das suspeitas sobre corte de dois cabos submarinos

Anatel apura fraude na obtenção de celular usado para planejar golpe
fraude

Anatel apura fraude na obtenção de celular usado para planejar golpe

Newsletter