Logo Folha de Pernambuco

Quarentena

Gestão Doria anuncia fase de transição, reabre comércio e permite cultos em São Paulo

Medida vale a partir de domingo (18) para o comércio e igrejas; a partir do dia 24, restaurantes, salões de beleza e academias poderão reabrir

Governador de São Paulo, João DoriaGovernador de São Paulo, João Doria - Foto: Governo do Estado de São Paulo

O governo João Doria (PSDB) anunciou nesta sexta-feira (16) que a fase de transição, com a reabertura do comércio e permissão de cultos religiosos a partir de domingo (18).

"A fase de transição é para que a gente possa dar passos seguros adiante sem o risco de retrocedermos", disse Rodrigo Garcia (DEM).

Segundo Garcia, a partir do dia 24, a abertura passará a valer para o setor de serviços, incluindo restaurantes, salões de beleza e academias.

O anúncio foi feito no Palácio dos Bandeirantes, na zona oeste de São Paulo.

A tendência de flexibilização da fase vermelha já havia sido adiantada pela coluna Mônica Bergamo, da Folha de S.Paulo.

"Teremos duas semanas à frente da fase de transição. A primeira semana fazendo flexibilização para o setor do comércio e a segunda agregando o setor de serviços", disse Garcia.

Haverá restrições, no entanto, para os setores econômicos. O comércio reabrirá das 11h às 19h.

A partir do dia 24, restaurantes, salões de beleza e atividades culturais poderão funcionar neste mesmo horário. Já as academias poderão funcionar das 7h às 11h e das 15h às 19h.

A abertura dos estabelecimentos deve acontecer com 25% da capacidade. Continua havendo o toque de recolher das 20h às 5h, teletrabalho para atividades administrativas e escalonamento de entrada e saída de atividade de comércio, serviços e indústrias.

A equipe de saúde citou a melhora nos dados e a secretária de Desenvolvimento Econômico, Patrícia Ellen, chamou de "voto de confiança" para que os setores iniciem a retomada. Segundo ela, a fase de transição é "fruto desse debate da ciências, da saúde, econômica, de da ciência humana, social, trazendo este olhar".

O secretário da Saúde, Jean Gorinchteyn, citou a redução de internados. "Nossa taxa de ocupação no estado de São Paulo em 85,3% e na Grande São Paulo 83,3%. Esses números eram de quase 93% há poucos dias, mostrando que tanto a fase vermelha quanto a fase emergencial foram fundamentais para que nós pudéssemos garantir a assistência e proteção à vida", disse.

As internações caíram 10% na semana, disse o governo.

Fase de transição
13 a 18 de abril - reabertura de comércios (11h às 19h) e permissão de cultos
24 a 30 de abril - reabertura de serviços, restaurantes, salões de beleza (11h às 19h) e academias das 7h às 11h e das 15h às 19h)

Veja também

Newsletter