Gigantes da Inteligência Artificial assumem novos compromissos de segurança
O acordo alcançado por 16 empresas de tecnologia - incluindo o idealizador do ChatGPT, OpenAI, Google DeepMind e Anthropic - se baseia em um consenso para um desenvolvimento "seguro"
Diversas empresas de ponta no setor de Inteligência Artificial (IA) assumiram novos compromissos sobre o desenvolvimento seguro dessa tecnologia durante uma reunião na Coreia do Sul nesta terça-feira (21), anunciou o governo britânico em um comunicado.
O acordo alcançado por 16 empresas de tecnologia - incluindo o idealizador do ChatGPT, OpenAI, Google DeepMind e Anthropic - se baseia em um consenso para um desenvolvimento "seguro" dessa ferramenta alcançado na primeira cúpula sobre IA ocorrida em Bletchley Park no Reino Unido no ano passado.
Leia também
• Dell apresenta novos notebooks equipados com inteligência artificial; confira os modelos
• Microsoft anuncia lançamentos de inteligência artificial para o sistema Windows
• Samsung: Entenda como usar a inteligência artificial no celular S24
"Esse compromisso garante que as principais empresas de IA do mundo oferecerão transparência e prestarão contas sobre seus planos para desenvolver uma IA que seja segura", afirmou o primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, em um comunicado.
O acordo estabelece que as empresas de IA que não publicaram como determinam os riscos associados à tecnologia publicarão essas diretrizes, disse o governo do Reino Unido.
Também serão especificados perigos tidos como "intoleráveis" e os protocolos das empresas de tecnologia para se assegurar que não se cruze esse limite.
"Nos casos mais extremos, as empresas se comprometeram a 'não desenvolver ou a implantar um modelo ou um sistema', se as políticas de mitigação não puderem manter os riscos em um nível tolerável", acrescentou o comunicado.