Saúde

Ginástica: o que é, quais os 7 tipos e os benefícios

Exercício pode ser dividido entre as modalidades competitivas e não competitivas, promovendo maior flexibilidade, força e coordenação motora

Ginástica pode ser realizada por todas as faixas etáriasGinástica pode ser realizada por todas as faixas etárias - Foto: FreePik

A ginástica é uma atividade física que pode ser dividida em modalidades competitivas, como a rítmica e a artística, e as não competitivas, como a ginástica para todos. Combina uma série de movimentos com o foco em proporcionar força, flexibilidade, equilíbrio e coordenação motora. Com os devidos ajustes, pode ser realizada por todas as faixas etárias.

O que é a ginástica?
Segundo a Confederação Brasileira de Ginástica (CBG), a ginástica é uma prática de exercício que pode ser dividida em duas modalidades: as competitivas, como aquelas realizadas nos Jogos Olímpicos, e as não competitivas, que são feitas em lugares como academias, clubes e escolas. Trata-se de uma atividade física milenar, com raízes na Grécia Antiga. Seu nome vem do grego “gymnádzein”, que tem como tradução aproximada o termo "treinar".

Quais são as principais características da ginástica?
A principal característica da ginástica é a combinação de uma série de movimentos coreografados que exigem força, flexibilidade e coordenação motora. Eles são realizados em sequências específicas e podem envolver tanto apenas o corpo, como o uso de aparelhos – caso das barras, argolas, trave, trampolim, entre outros, sempre utilizando o peso do próprio indivíduo.

Para que serve a ginástica?
O foco das modalidades de ginástica consiste em proporcionar ganho de massa muscular, condicionamento físico, equilíbrio e um controle maior sobre o corpo, deixando-o mais flexível. Em alguns tipos, também engloba um componente artístico, sendo associada a elementos como música, arcos, cordas, fitas e dança.

Quem pode fazer ginástica?
A ginástica é uma prática versátil, que pode ser realizada por pessoas de todas as idades com os devidos ajustes para cada faixa etária. Porém, precisa ser feita de forma supervisionada, com o devido treinamento, para garantir a segurança, destaca a Associação Britânica de Ginástica (British Gymnastics).

Especialmente no caso de atletas que se profissionalizam numa das modalidades, a disciplina é um fator essencial devido à complexidade e os riscos envolvidos em manobras como saltos, aros e trampolins.

Quais são os 7 tipos de ginástica?
Os sete tipos de ginástica, segundo a Federação Internacional de Ginástica (FIG), são:

Ginástica artística masculina;

Ginástica artística feminina;

Ginástica rítmica;

Ginástica de trampolim;

Ginástica aeróbica;

Ginástica acrobática e

Ginástica para todos.

As modalidades consideradas competitivas são as ginásticas artística, rítmica, de trampolim e acrobática. O primeiro tipo de ginástica a fazer parte das Olimpíadas foi o artístico, ainda em 1894, tendo sido um dos esportes originais dos Jogos Olímpicos modernos.

Já as ginásticas aeróbica e para todos são consideradas modalidades não competitivas e realizadas, geralmente, em locais como academias, clubes e escolas. O objetivo é praticar uma atividade física para proporcionar bem-estar, controle do peso e ganho de massa muscular.

O que é a ginástica rítmica?
A ginástica rítmica é uma modalidade competitiva que envolve movimentos corporais combinados de maneira harmoniosa com elementos de balé e dança teatral, apresentados em sincronia com uma música.

São utilizados itens como corda, arco, bola, tacos e fitas. Em competições de alto nível, como nos Jogos Olímpicos, a ginástica rítmica é praticada exclusivamente por mulheres, de acordo com as diretrizes da FIG. Pode ser feita de forma individual ou em grupo.

O que é a ginástica artística?
A ginástica artística é uma modalidade competitiva que utiliza exercícios corporais de alta intensidade, que combinam força, agilidade e flexibilidade. É uma das mais famosas nos Jogos Olímpicos.

Na subdivisão feminina, a ginástica artística é feita em barras assimétricas e na trave de equilíbrio, além de na categoria de saltos e de apresentação solo, com execução de música.

Já na masculina, os aparelhos são o cavalo com alças, as argolas, barras paralelas e barra fixa, além dos saltos e do solo, que é performado sem música.

O que é a ginástica de trampolim?
A ginástica de trampolim é uma modalidade competitiva que envolve a realização de acrobacias no ar enquanto o atleta pula na cama elástica (trampolim). Pode ser individual ou feita por dois atletas performando o mesmo movimento, de forma sincronizada. Os saltos chegam a levar o indivíduo a uma altura superior a 8 metros.

O que é a ginástica acrobática?
A ginástica acrobática é uma modalidade competitiva realizada em grupo que envolve uma expressão artística e musical, com origens que remontam às artes circenses. As apresentações, chamadas de rotinas, têm duração de até 2 minutos e 30 segundos e devem incluir uma série de movimentos acrobáticos, coletivos e individuais, obrigatórios.

Foi a última ginástica a ser incluída nas Olimpíadas, após ter a sua estreia nos Jogos Olímpicos da Juventude de Verão de Buenos Aires, em 2018, mas ainda não faz parte dos jogos gerais.

O que é a ginástica aeróbica?
A ginástica aeróbica é uma modalidade que mistura movimentos complexos de forma continuada e com alta intensidade, acompanhados com uma música. A prática, que pode ser feita de forma individual ou em grupo, tem suas raízes nas aulas de ginástica do final dos anos 80. Por isso, a apresentação lembra uma dança, com passos dinâmicos, rítmicos e de baixo impacto, mas que demanda um alto condicionamento cardiovascular.

O que é a ginástica para todos?
A ginástica para todos é uma modalidade que busca enfatizar a versatilidade da atividade física e seus benefícios para todas as faixas etárias. É bastante abrangente, envolvendo fundamentos de todos os outros tipos de ginástica e de atividades como dança e jogos. O objetivo é ser uma forma de lazer saudável e é muito realizada em clubes, escolas e centros comunitários.

Quais são os benefícios da ginástica?
Segundo a Associação de Ginástica de Victoria, na Austrália, os benefícios da ginástica são:

Prevenção de doenças;

Maior flexibilidade;

Melhora de habilidades motoras;

Melhora da concentração;

Ensinamento de disciplina;

Melhora da força;

Maior aptidão cardiovascular;

Melhor controle do próprio tempo.

 

Veja também

Projeto de inclusão do IFPE conquista 1º lugar estadual do Prêmio IEL de Talentos
Inclusão

Projeto de inclusão do IFPE conquista 1º lugar estadual do Prêmio IEL de Talentos

Israel confirma morte de dois soldados em combates perto da fronteira com o Líbano
ORIENTE MÉDIO

Israel confirma morte de dois soldados em combates perto da fronteira com o Líbano

Newsletter