Logo Folha de Pernambuco

DIA DO FREVO

Glossário de audiodescrição dos passos de frevo é lançado no Recife

Documento foi desenvolvido por especialista em acessibilidade com o objetivo de garantir o direito à acessibilidade cultural

Documento estará disponível no Paço do FrevoDocumento estará disponível no Paço do Frevo - Foto: Ricardo Fernandes/Folha de Pernambuco

Criado para democratizar a participação dos amantes do frevo nas atividades culturais da cidade, o glossário de audiodescrição Frevo às Cegas foi lançado nesta quarta-feira (13), no Paço do Frevo, equipamento cultural localizado no Bairro do Recife. O evento também marcou a celebração do Dia do Frevo, data que é comemorada nesta quinta-feira (15).

O projeto, idealizado pela pesquisadora e audiodescritora Danielle França, deverá auxiliar na difusão do conhecimento sobre a dança, além de incentivar os profissionais da audiodescrição na construção de roteiros de espetáculos de frevo, ritmo que é reconhecido pela Unesco como Patrimônio Cultural da Humanidade desde 2012.

 
AudiodescriçãoAudiodescrição estará disponível no Paço do Frevo | Foto: Ricardo Fernandes/Folha de Pernambuco

Para a especialista em acessibilidade cultural, a expectativa é que o glossário colabore com a solidificação do direito à acessibilidade cultural para todas as pessoas.

“O frevo faz parte da cultura do povo pernambucano. É uma dança popular que forma nossa identidade e esse glossário permitirá que as pessoas com deficiência visual conheçam os passos de forma autônoma”, afirmou.

O documento é um tipo de dicionário com palavras ou expressões específicas, tais como termos técnicos ou regionais. A audiodescrição, recurso de acessibilidade comunicacional que traduz imagens em palavras, amplia as possibilidades de acesso das pessoas com deficiência visual ao mundo das imagens.  

Objetivo é possibilitar maior acessibilidadeObjetivo é possibilitar maior acessibilidade | Foto: Ricardo Fernandes/Folha de Pernambuco

Para a criação do glossário, foram realizadas oficinas com pessoas com deficiência visual, além de um processo de pesquisa e consultorias. Os encontros foram ministrados no Paço do Frevo pelo passista e professor Jefferson Figueiredo, que é especialista em dança educacional e inclusão.

“Durante o processo fomos percebendo as possibilidades que apareciam e resolvemos estudar o frevo de forma mais profunda. Fomos recebendo o feedback dos alunos, criando outras metodologias e formas de mexer com o corpo”, comentou Danielle.

O documento ficará disponível nas versões impressa em braille e no site do Paço. Também será possível consultá-lo em outros espaços culturais e de ensino onde o glossário ficará disponível com o intuito de nortear professores, amantes do frevo, pessoas com deficiência, profissionais da área de acessibilidade, entre outros.

 

“O que a gente quis mostrar é que todo mundo pode dançar frevo. É muito importante as pessoas entenderem que os corpos diversos têm essa possibilidade. Todo mundo pode sentir o frevo”, completou a especialista em acessibilidade cultural.

Veja também

Argentina rejeita ordem de prisão do TPI porque 'ignora' direito de defesa de Israel
POSICIONAMENTO

Argentina rejeita ordem de prisão do TPI porque 'ignora' direito de defesa de Israel

Coroação do rei Charles III custou R$ 528 milhões ao Reino Unido
FAMÍLIA REAL

Coroação do rei Charles III custou R$ 528 milhões ao Reino Unido

Newsletter