Operação Shark Attack

Quadrilha que usa fotos de ministros para dar golpes virtuais é alvo de operação em PE e no DF

Infratores criavam falsos perfis no WhatsApp e usavam fotos dos políticos para persuadir as vítimas

Em Jaboatão, funcionava uma central de distribuição de sinal clandestinaEm Jaboatão, funcionava uma central de distribuição de sinal clandestina - Foto: Divulgação/PCDF

Membros de uma quadrilha que usa fotos de ministros dos governos de Lula (PT) e Jair Bolsonaro (PL) e outros políticos para extorquir vítimas são alvo da Operação Shark Attack, deflagrada nesta quarta-feira (5) pela Polícia Civil de Pernambuco, em parceria com a Polícia Civil do Distrito Federal

O site Metrópoles noticiou que o senador Jaques Wagner (PT-BA); o presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto; o presidente do Ibama, Rodrigo Agostinho; e os ministros Carlos Lupi (Previdência), Carlos Fávaro (Agricultura), Wellington Dias (Desenvolvimento e Assistência Social) e Camilo Santana (Educação) são alguns dos nomes usados para os golpes.

De acordo com a Polícia Civil pernambucana, os infratores criavam falsos perfis no WhatsApp e usavam fotos dos políticos para persuadir as vítimas. Eles obrigavam as vítimas a transferirem valores, que, posteriormente, eram pulverizados para outras contas com o objetivo de ocultar a origem ilícita do dinheiro.

"As evidências virtuais coletadas nos equipamentos informáticos serão periciadas pelo Instituto de Criminalística para a continuidade das investigações", explicou a corporação.

Em Pernambuco, são cumpridos três mandados de busca e apreensão, sendo dois na cidade de Jaboatão dos Guararapes e outro em Paulista, na Região Metropolitana do Recife. Em Jaboatão, funcionava uma espécie de central de distribuição de sinal clandestina.

Os investigados poderão ser condenados por:

- associação criminosa;
- falsa identidade;
- estelionato qualificado;
- lavagem da capitais.

As penas podem chegar a até 22 anos de prisão. 

 

 

Veja também

Projeto de inclusão do IFPE conquista 1º lugar estadual do Prêmio IEL de Talentos
Inclusão

Projeto de inclusão do IFPE conquista 1º lugar estadual do Prêmio IEL de Talentos

Israel confirma morte de dois soldados em combates perto da fronteira com o Líbano
ORIENTE MÉDIO

Israel confirma morte de dois soldados em combates perto da fronteira com o Líbano

Newsletter