Governo Biden aprova maior projeto eólico marinho dos EUA
Este anúncio faz parte de um importante plano de investimento do governo Joe Biden
O governo dos Estados Unidos deu luz verde, nesta terça-feira (31), ao maior projeto eólico marinho do país, que vai abastecer centenas de milhares de casas com energia limpa.
O projeto, situado em frente à costa da Virgínia, no Atlântico, prevê a construção de até 176 turbinas eólicas e deverá gerar 2.600 megawatts de energia elétrica, o suficiente para abastecer 900.000 casas, informou o Departamento do Interior (DOI) num comunicado.
Leia também
• Em risco de extinção, arara-azul-de-lear freia projeto eólico em Canudos, na Bahia
• ArcelorMittal e Casa dos Ventos vão construir parque eólico de R$ 4,2 bi na Bahia
• Iphan recomenda novo estudo sobre impacto de parque eólico no RN e PB
Este anúncio faz parte de um importante plano de investimento do governo Joe Biden em energia eólica marinha, muito menos desenvolvido nos Estados Unidos do que na Europa. O objetivo é gerar 30 gigawatts (30.000 megawatts) de energia até 2030.
O governo democrata aprovou no total cinco projetos que deveriam produzir um total de cinco gigawatts de eletricidade, segundo o DOI.
"Este novo projeto deve “fazer crescer uma nova indústria americana, reduzir os custos da energia, criar empregos bem remunerados e enfrentar a crise climática”, disse Ali Zaidi, assessor climático da Casa Branca.
Espera-se que a construção comece na próxima primavera no hemisfério norte e seja concluída no final de 2026, segundo a construtora Dominion Energy.