Logo Folha de Pernambuco

Meio Ambiente

Governo cancela autorização de sete projetos de garimpo na Amazônia

Decisão teve como base manifestação de entidades ambientais, segundo GSI

Terra indígena dos Yanomami, local de garimpo ilegalTerra indígena dos Yanomami, local de garimpo ilegal - Foto: Divulgação

O ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), general Augusto Heleno, cancelou a autorização de sete projetos de pesquisa de ouro em área preservada da Amazônia. A decisão foi publicada em um ato no Diário Oficial da União (DOU) desta segunda-feira.

Os projetos de garimpo estavam previstos para serem realizados na região de São Gabriel da Cachoeira (AM), cidade com cerca de 23 etnias indígenas. O texto do documento informa que a decisão de cassar a autorização dos projetos considera a manifestação da Agência Nacional de Mineração (ANM), da Fundação Nacional do Índio (Funai) e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

“Considerando as novas informações técnicas e jurídicas, apresentadas diretamente ao GSI, e que serão estudadas pela ANM, o ministro de Estado chefe do GSI, na qualidade de secretário-e xecutivo do Conselho de Defesa Nacional, cassou os Atos de Assentimento Prévio”, informou nota do GSI.

Na primeira semana de dezembro, o Ministério Público Federal (MPF) no Amazonas instaurou um procedimento de apuração para investigar e fiscalizar as autorizações dadas pelo ministro do GSI, diante do risco socioambiental das medidas.

Veja também

Newsletter