Logo Folha de Pernambuco

SAÚDE

Governo de Pernambuco anuncia ampliação do Programa Útero é Vida

Iniciativa visa a ampliar o cuidado com a saúde feminina por meio de um maior rastreio do câncer de colo de útero

Anúncio foi realizado pela governadora Raquel Lyra nesta sexta-feira (29)Anúncio foi realizado pela governadora Raquel Lyra nesta sexta-feira (29) - Foto: Alexandre Aroeira/Folha de Pernambuco

Com o objetivo de facilitar o diagnóstico, controle e eliminação do câncer do colo de útero em Pernambuco, a governadora Raquel Lyra anunciou nesta sexta-feira (29) a ampliação do programa Útero é Vida.

A iniciativa, criada em 2021 por meio de uma parceria entre a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) e a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS/OMS), possibilita o uso de novas tecnologias e estratégias no rastreio do câncer de colo de útero, o que inclui teste de HPV de alto risco por RT-PCR. 

“O Útero é Vida representa uma grande aliança entre o Governo do Estado, a OPAS, o Governo Federal e os municípios. Essa aliança é para que a gente garanta que mais vidas de jovens mulheres não sejam perdidas”, afirmou a governadora. 

Para tal, a principal estratégia adotada será a busca ativa das pacientes, que serão localizadas em suas residências por equipes de saúde.

"São mulheres que não conseguem ir até o posto de saúde realizar o papanicolau. Elas não vão e quando descobrem mais adiante, a doença já não é mais passível de ser tratada”, detalhou a secretária de Saúde do estado, Zilda Cavalcanti.

Entre os anos de 2019 e 2022, mais de três mil mulheres morreram no estado em decorrência da doença, que é evitável e pode ser tratada.

"É possível que haja um caminho diferente em Pernambuco e estamos trilhando ele por meio do diagnóstico precoce, a prevenção por meio da vacinação do HPV e uma linha de cuidados para permitir que essas vidas não sejam mais perdidas”, completou Raquel Lyra. 

De acordo com a gestão estadual, cerca de 390 mil mulheres serão contempladas durante a nova etapa do programa, que recebeu aportes do Ministério da Saúde. Somando os recursos que já haviam sido liberados pelo Governo de Pernambuco, o programa contará com um investimento de R$ 22 milhões.

“Neste primeiro momento vamos trabalhar com foco sobretudo na Região Metropolitana do Recife e da Zona da Mata Sul, onde o estado tem a maior incidência do câncer de colo de útero e de morte”, detalhou a governadora. 

Presente no anúncio, o superintendente do Ministério da Saúde em Pernambuco, Rosano Carvalho, revelou que o equipamento utilizado para o diagnóstico do câncer de colo de útero será o mesmo usado para a testagem da Covid-19. O procedimento será realizado no Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen-PE).

“Estamos aqui destacando a importância de atender essa população que depende do SUS e vive uma situação de vulnerabilidade, realizando esse trabalho de erradicar o câncer de colo de útero no estado”, afirmou. 

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter