Governo de Pernambuco inaugura dez leitos de UTI pediátrica em Jaboatão
Vagas são destinadas a crianças com idades entre 29 dias e 14 anos
A Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) inaugurou, nesta terça-feira (11), dez leitos pediátricos de terapia intensiva na rede de complementar contratualizada. A ampliação das vagas de UTI é destinada a crianças com idades entre 29 dias e 14 anos no Hospital Memorial Guararapes (HMG), em Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife.
O investimento na estrutura está na casa dos R$ 2,6 milhões anuais. Para o atendimento, os novos leitos contarão com uma equipe composta por médico intensivista, enfermeiros e técnicos de enfermagem. As vagas são ofertadas por meio da Central Estadual de Regulação de Leitos.
“Os esforços do Governo de Pernambuco para ampliar a oferta de leitos para crianças durante o período mais crítico da pandemia da Covid-19 têm surtido efeitos positivos. Agora colocamos mais vagas em funcionamento para atender crianças com patologias graves que necessitam de suporte de UTI, qualificando a assistência de alta complexidade”, declarou o secretário estadual de Saúde, André Longo.
Os novos leitos no Hospital Memorial Guararapes começarão a receber os primeiros pacientes nesta quarta-feira (12). Com a nova ampliação, a rede pública estadual passa a contar com 337 leitos de UTI para crianças - eram 242 em fevereiro de 2018 segundo o Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES). Dos 337 leitos de UTI pediátrica em Pernambuco, 85 são no Interior do Estado.
Leia também
• Carne vermelha faz mal à saúde? Pesquisadores respondem com sistema de pontuação
• Pacientes e familiares têm longo desafio na manutenção da saúde mental
• Com o aumento de doenças respiratórias nas crianças, Pernambuco abre novos leitos de UTI