Logo Folha de Pernambuco

Mobilidade

Governo de Pernambuco lança edital de licitação de R$ 180 milhões para requalificação da PE-15

Obras na rodovia vão permitir mais agilidade no deslocamento dos veículos, ciclistas e pedestres

PE-15, principal via de ligação entre o Recife e a área norte da RMRPE-15, principal via de ligação entre o Recife e a área norte da RMR - Foto: Arthur Mota/Folha de Pernambuco

O Governo de Pernambuco lançou, na edição desta quinta-feira (23) do Diário Oficial do Estado, o edital para contratação da empresa responsável para executar obras de requalificação da PE-15, principal ligação viária entre o Recife e cidades da área norte da Região Metropolitana. Segundo a gestão estadual, serão investidos cerca de R$ 180 milhões em recursos do Plano Retomada.

De acordo com o governador Paulo Câmara, as obras na rodovia vão permitir mais agilidade no deslocamento dos veículos, ciclistas e pedestres. 

“É uma requalificação completa da PE-15, uma via em que mais de 50 mil veículos circulam diariamente. Nós vamos dar o devido tratamento, fazendo as adequações necessárias para garantir mais segurança às pessoas que a utilizam todos os dias”, afirmou.

A requalificação irá contemplar o trecho um da PE-15, entre a Estação BRT do Complexo Salgadinho, em Olinda, e o Terminal Integrado Abreu e Lima, em Paulista; e o trecho dois, que vai dali até o Terminal Integrado de Passageiros de Igarassu, totalizando quase 24 quilômetros de extensão. 

Os trabalhos têm prazo previsto de execução de dois anos e devem ser iniciados no segundo semestre deste ano. 

O Governo do Estado espera gerar dois mil empregos diretos na fase de obras e mais de três milhões de pessoas beneficiadas após a conclusão dos serviços.

Além da requalificação do pavimento, os serviços abrangerão intervenções urbano-paisagísticas, como a implantação de ciclovias, passeios públicos e instalação de iluminação em LED, além da construção de cinco praças e cinco novos equipamentos de lazer e esporte. 
 

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter