Governo de Pernambuco vai destinar doses da vacina da Janssen para o Agreste e o Sertão
O Governo de Pernambuco informou, nesta quinta-feira (10), que as doses da vacina da Janssen contra Covid-19 serão distribuídas para cidades do Agreste e do Sertão do Estado. A previsão é de que as doses cheguem ao Brasil já na próxima semana.
Além do Recife, as doses seguem para os municípios de Caruaru, Garanhuns, Arcoverde, Afogados da Ingazeira e Serra Talhada, atualmente com patamares altos de contaminação, irão receber doses do imunizante para acelerar a vacinação da população.
A iniciativa contempla as sedes das Gerências Regionais de Saúde (Geres) das Macrorregiões 2 e 3. Da Macrorregião 2 fazem parte as Geres IV e V, que têm como cidades polo Caruaru e Garanhuns, respectivamente. Já na Macrorregião 3 estão as Geres VI, X e XI, que contam com os municípios de Arcoverde, Afogados da Ingazeira e Serra Talhada como cidades centrais.
“A velocidade da pandemia no nosso Estado não obedece a um critério uniforme. Por isso, pactuamos com os municípios uma estratégia diferente para a distribuição da vacina da Janssen. Esse é mais um anúncio importante na nossa luta contra o novo coronavírus”, afirmou o governador Paulo Câmara, explicando ainda que, por imunizar com dose única, a vacina da Janssen permite dar maior rapidez ao processo de vacinação completa.
Leia também
• São Paulo vai distribuir vacina da Janssen para as 645 cidades do estado
• Vacina da Janssen chegará ao Brasil perto do prazo de validade e deve ser destinada às capitais
• Ministro diz ter conseguido antecipar a entrega de três milhões de doses da vacina da Janssen
Inicialmente, a orientação do Ministério da Saúde era de limitar a distribuição às capitais brasileiras. No entanto, segundo o governador, além de apresentarem altos níveis de contaminação, essas regiões são importantes polos econômicos.
Além disso, o governo estadual ainda ressalta que os municípios que receberão as doses, são grandes centros comerciais e de serviços do interior do Estado e que a vacinação ajudará a conter a aceleração da doença no Agreste e Sertão.
Ainda de acordo com o governo do Estado, por serem de grande porte, essas cidades têm plenas condições de manejar as vacinas dentro do prazo de validade curto necessário à sua aplicação.