Canadá

Governo de Trudeau sobrevive a moção de censura no Canadá

Durante uma participação no programa televisivo Late Show com Stephen Colbert na noite de segunda-feira

Primeiro-ministro canadense, Justin Trudeau,Primeiro-ministro canadense, Justin Trudeau, - Foto: Andrej Ivanov/AFP

O governo do primeiro-ministro canadense, Justin Trudeau, enfraquecido por várias derrotas políticas e em minoria no Parlamento, sobreviveu, nesta quarta-feira (25), a uma moção de censura apresentada no Legislativo por seu principal adversário.

Após um debate intenso, 211 deputados votaram contra a moção apresentada pelo partido conservador, enquanto 120 votaram a favor, evitando assim eleições legislativas antecipadas.

Muito à frente nas pesquisas de opinião, o líder conservador, Pierre Poilievre, tem insistido em eleições antecipadas desde que o Novo Partido Democrático (NDP), de esquerda, rompeu um acordo no início do mês com os liberais e deixou o governo de Trudeau vulnerável à destituição.

Durante uma participação no programa televisivo Late Show com Stephen Colbert na noite de segunda-feira, Trudeau reconheceu que os canadenses estão enfrentando "tempos realmente difíceis".

"A população está tendo dificuldades para pagar as compras, o aluguel e a gasolina" e está "em busca de mudanças", admitiu.

Trudeau chegou ao poder em 2015 e conseguiu se manter no cargo após derrotar dois dos predecessores de Poilievre nas eleições de 2019 e 2021.

Veja também

Diretoria da ANA aprova declaração de escassez hídrica no Rio Xingu
ESCASSEZ HÍDRICA

Diretoria da ANA aprova declaração de escassez hídrica no Rio Xingu

Venezuela pede prisão de juiz que autorizou apreensão de avião na Argentina
VENEZUELA

Venezuela pede prisão de juiz que autorizou apreensão de avião na Argentina

Newsletter