Logo Folha de Pernambuco

ALIMENTA CIDADES

Governo define seis cidades de Pernambuco como prioritárias para apoio técnico no combate à fome

Objetivo é ampliar o acesso e o consumo de alimentos adequados às populações mais vulneráveis

AlimentaçãoAlimentação - Foto: Ed Machado/Folha de Pernambuco

O Governo Federal definiu municípios prioritários para implementar a Estratégia Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional nas Cidades, também chamada de Alimenta Cidades.

Em Pernambuco, seis cidades foram escolhidas para receberem o apoio técnico:

O Estado é a segunda unidade federativa com mais cidades escolhidas, ficando atrás de São Paulo (12) e à frente dos demais, como o Paraná (5), que aparece em terceiro lugar.

A portaria do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) que estabeleceu as cidades e demais diretrizes da estratégia foi publicada na edição de quarta-feira (27) do Diáro Oficial da União. 

Ao todo, 59 cidades foram listadas na portaria e todas têm até 20 dias corridos para manifestar interesse em receber apoio institucional e técnico para a estruturação, implementação, monitoramento e avaliação de ações relativas à Alimenta Cidades.

A estratégia foi instituída em dezembro de 2023, por meio do Decreto nº 11.822, e pretende ampliar a produção, o acesso, a disponibilidade e o consumo de alimentos adequados e saudáveis, priorizando os territórios periféricos urbanos e as populações em situação de vulnerabilidade e risco social.

Ao formalizar a participação, o município se compromete em disponibilizar equipe técnica para implementação, monitoramento e avaliação da estratégia; elaborar e implementar os compromissos; promover a articulação intersetorial para o planejamento e a implementação das ações; sistematizar dados analíticos sobre o trabalho realizado; garantir participação e controle social em todas as etapas; e participar ativamente de todas as etapas do processo.

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter