MUNDO

Governo do Haiti decreta estado de emergência e toque de recolher após ataque de gangues a presídio

Medidas duram até quarta-feira e poderão ser renovadas

Pneus em chamas perto da principal prisão de Porto Príncipe, após a fuga de milhares de presidiários Pneus em chamas perto da principal prisão de Porto Príncipe, após a fuga de milhares de presidiários  - Foto: Luckenson Jean/AFP

O governo do Haiti decretou, nesse domingo, estado de emergência e toque de recolher obrigatório noturno, depois de pelo menos uma dezena de pessoas terem morrido, quando membros de gangues atacaram a principal prisão da capital, na noite de sábado. O ataque levou a uma fuga em massa de prisioneiros.

O governo anunciou o estado de emergência em um comunicado e decretou o toque de recolher obrigatório entre as 18h e 5h, a partir deste domingo e até quarta-feira, 6 de março. Ambas as medidas poderão ser renovadas.

O objetivo das medidas é “restaurar a ordem e tomar as medidas adequadas para recuperar o controlo da situação”, segundo o comunicado. O ministro da Economia, Patrick Michel Boisvert, assinou a declaração como primeiro-ministro interino do país.

 



O primeiro-ministro Ariel Henry esteve no Quênia para assinar um acordo para enviar polícias do país africano como parte de uma missão da ONU para ajudar a restaurar a ordem no país caribenho, dominado por gangues.

Veja também

Projeto de inclusão do IFPE conquista 1º lugar estadual do Prêmio IEL de Talentos
Inclusão

Projeto de inclusão do IFPE conquista 1º lugar estadual do Prêmio IEL de Talentos

Israel confirma morte de dois soldados em combates perto da fronteira com o Líbano
ORIENTE MÉDIO

Israel confirma morte de dois soldados em combates perto da fronteira com o Líbano

Newsletter