Governo do Rio fecha parques estaduais para concentrar esforços em combate a incêndios
Na manhã deste sábado, bombeiros atuavam contra 62 focos de fogo
O secretário de Ambiente e Sustentabilidade do Estado do Rio Rio Bernardo Rossi anunciou, neste sábado, o fechamento de todos os parques estaduais por tempo indeterminado.
A decisão visa voltar esforços para o combate aos incêndios que tem ocorrido nos últimos dias, criminosos ou por conta do forte calor. No momento do anúncio, feito ao RJTV, da TV Globo, os bombeiros atuavam contra 62 focos em vegetações no estado.
Leia também
• Delegado da Polícia Federal diz que há indícios de ação coordenada em incêndios
• Incêndios não dão trégua no Brasil; entenda
• Defensoria Pública pede combate a incêndios em terras indígenas do MT
— São 62 frentes de trabalho no momento. Temos muito trabalho, estamos utilizando a nossa equipe terrestre e também três aeronaves, que são fundamentais para a operação — contou Tarciso Salles, secretário de Defesa Civil e comandante-geral do Corpo de Bombeiros, em entrevista ao telejornal.
Rossi reforçou que a população não deve jogar guimbas de cigarro em mata, limpar terreno com fogo ou soltar balões. E pediu que sejam feitas denúncias nesses casos.
— Nós estamos com uma parceria muito grande com a delegacia de Meio Ambiente e seremos muito duros contra os crimes ambientes. Não adianta a pessoa que tem uma lavoura bota fogo para utilizar essa área para outro fim. Nós iremos embargar esse terreno e ela não poderá fazer nada ali. Ela vai responder judicialmente e vai ter que recuperar a terra. Não vai poder fazer nada nessa terra — avisou.
Na última sexta-feira, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro foi chamado a 345 focos de incêndios florestais e extinguiu 333. Os demais ainda recebem atenção dos agentes. Ao avisar um incêndio em mata, qualquer pessoa deve ligar para o número 193 e informar à corporação.