Logo Folha de Pernambuco

yanomami

Governo envia 40 voluntários da Força Nacional do SUS para Roraima

Novas equipes vão atuar na busca ativa de pacientes

YanomamiYanomami - Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

A partir desta sexta-feira (3), 40 voluntários da Força Nacional do SUS desembarcam em Boa Vista (RR) para reforçar as ações de enfrentamento à situação de emergência em saúde pública que atinge a população yanomami. 

Entre os profissionais estão nutricionistas, farmacêuticos, assistentes sociais, médicos e enfermeiros. Eles vão compor nove equipes multidisciplinares focadas nos atendimentos prestados na Casa de Saúde Indígena (Casai) e também vão percorrer três polos de atendimento de saúde nos territórios indígenas de Auaris, Surucucu e Missão Catrimani.

Os novos voluntários vão integrar equipes para atuar na busca ativa dos pacientes. Para isso, os profissionais vão passar por treinamentos específicos para casos de desnutrição e malária. 

O Brasil tem 34 Distritos Sanitários Especiais Indígenas (Dseis), para atendimento dessas populações. Dentro deles funcionam os polos de saúde indígena, normalmente compostos por agentes de saúde indígena e unidades básicas de saúde indígena. De acordo com o Ministério da Saúde, no Dsei yanomami, em Roraima, deveriam funcionar 31 polos, abrangendo a população de 30 mil indígenas. Entretanto, com avanço da ocupação ilegal de garimpeiros, quatro polos foram fechados e os demais tiveram suas estruturas e funcionamento comprometidos nos últimos anos.

Veja também

Norueguesa de 21 anos é a mais jovem a chegar sozinha ao Polo Sul
MUNDO

Norueguesa de 21 anos é a mais jovem a chegar sozinha ao Polo Sul

Chuvas: Recife renova estágio de atenção; todas as regiões do Estado estão sob alerta da Apac
CHUVAS EM PERNAMBUCO

Chuvas: Recife renova estágio de atenção; todas as regiões do Estado estão sob alerta da Apac

Newsletter