Logo Folha de Pernambuco

MUNDO

Governo do leste da Líbia levanta bloqueio à produção e exportação de petróleo

A Corporação Nacional de Petróleo confirmou o fim do bloqueio, que reduziu pela metade a produção de petróleo para cerca de 600.000 barris por dia

Bandeira de LíbiaBandeira de Líbia - Foto: jorono /Pixabay

O governo que controla o leste da Líbia anunciou, nesta quinta-feira (3), que levantou o bloqueio à produção e exportação de petróleo, o qual manteve por um mês devido a uma disputa com as facções que controlam o restante do país sobre a direção do banco central.

O governo de Benghazi, que não é reconhecido pela comunidade internacional, mas que controla a maioria dos campos de petróleo, anunciou em uma publicação no Facebook que "levanta o bloqueio de força maior e retoma a exploração e exportação de todos os campos".

A Corporação Nacional de Petróleo confirmou o fim do bloqueio, que reduziu pela metade a produção de petróleo para cerca de 600.000 barris por dia.

Após o caos gerado pela deposição e morte do ditador Muamar Kadhafi em 2011, a Líbia é governada por dois Executivos rivais: o de Abdelhamid Dbeibah, instalado em Trípoli (oeste) e reconhecido pela ONU, e outro no leste, apoiado pelo poderoso marechal Khalifa Haftar.

Em agosto, o governo de Benghazi ordenou o bloqueio da produção e a suspensão das exportações após um grupo de homens armados entrar na sede do banco central em Trípoli para exigir a destituição do chefe do emissor, Sedik al Kabir.

Al Kabir denunciou ao jornal Financial Times que teve que fugir do país devido a ameaças.

Al Kabir, no cargo desde 2012, foi criticado pelo entorno de Dbeibah por sua gestão da renda petrolífera, acusado de ser muito favorável a Haftar.

Após negociações mediadas pela ONU, os governos rivais assinaram um acordo na segunda-feira para nomear um novo diretor do banco central.

A produção de petróleo da Líbia está em torno de 1,2 milhão de barris por dia, em comparação com um nível de 1,5 milhão de bpd a 1,6 milhão de bpd durante o governo de Kadhafi.

Veja também

Anvisa aprova vacinas da Covid atualizadas para cepa JN.1
BRASIL

Anvisa aprova vacinas da Covid atualizadas para cepa JN.1

Presidência da COP29 sugere que países ricos paguem US$ 250 bi anuais para financiamento climático
clima

Presidência da COP29 sugere que países ricos paguem US$ 250 bi anuais para financiamento climático

Newsletter