Rio de Janeiro

Governo federal anuncia uso de Forças Armadas, envio de remédios e isenção de imposto em Petrópolis

Medidas são para ajudar o município, onde fortes chuvas já deixaram ao menos 105 pessoas

Lama nas ruas de Petrópolis, no Rio de JaneiroLama nas ruas de Petrópolis, no Rio de Janeiro - Foto: Tânia Rego / Agência Brasil

O governo federal anunciou algumas medidas para ajudar Petrópolis, na Região Serrana do Estado do Rio de Janeiro, onde as fortes chuvas mataram dezenas de pessoas. Entre elas, estão o uso da Forças Armadas em auxílio à Defesa Civil, o envio de remédios, e a possibilidade de o estado isentar as empresas locais da cobrança de ICMS.

No Diário Oficial da União, foi publicada portaria do Ministério da Defesa autorizando o uso das Forças Armadas em apoio à Defesa Civil na Região Serrana do Rio.

Haverá um Comando Conjunto, com o Exército à frente, que deverá fornecer "os recursos operacionais necessários", apoiando a Defesa Civil e o trabalho dos órgãos municipais, estaduais e federais. Se for necessário, poderá pedir ajuda à Marinha e à Força Aérea, que deverão permanecer "em condições de disponibilizar recursos operacionais e logísticos".
 

A Chefia do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas (CEMCFA) deverá manter contato com o Comando Conjunto que vai atuar em Petrópolis, e com as autoridades federais e estaduais envolvidas. Também deverá informar o ministro da Defesa, Walter Braga Netto, sobre o andamento das ações, e comunicar à Secretaria-Geral do ministério as necessidades de recursos financeiros. O secretário-geral, por sua vez, deverá repassar ao ministro as providências que julgar pertinentes para atender os pedidos de recursos.

O Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz), órgão ligado ao Ministério da Economia, autorizou os estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo, também castigado pelas chuvas, a prorrogarem por 180 dias o pagamento do ICMS referente aos meses de fevereiro a abril, sem multas ou juros. Também permitiu que os dois estados não cobrem o imposto na compra de equipamentos feita pelas empresas das cidades de Petrópolis e Alegre (ES).

O Ministério da Saúde anunciou que enviou 500 quilos de remédios para ajudar as vítimas das chuvas em Petrópolis, além de equipes de vigilância em saúde, da Força Nacional do SUS, e da atenção primária para auxiliar nos atendimentos. Informou ainda que uma equipe da pasta sobrevoou a região para entender as necessidades em saúde da população.

A Receita Federal doou 12 toneladas de roupas para a prefeitura de Petrópolis. Segundo o órgão, o material é resultado de apreensão durante atividades de vigilância e repressão ao contrabando e descaminho. Também destacou que novas doações serão feitas.

Em portaria publicada no Diário Oficial, a Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil reconheceu o estado de calamidade pública em Petrópolis devido às chuvas intensas.

Veja também

Maduro diz que González Urrutia lhe pediu 'clemência' para sair da Venezuela
Venezuela

Maduro diz que González Urrutia lhe pediu 'clemência' para sair da Venezuela

'Estamos tentando evitar o fim do mundo': Flávio Dino defende gastos com incêndios
Queimadas

'Estamos tentando evitar o fim do mundo': Flávio Dino defende gastos com incêndios

Newsletter