Logo Folha de Pernambuco

França

Governo francês denuncia bloqueios de agricultores no terceiro dia de protestos

Genevard denuncia especificamente as ações do sindicato da Coordenação Rural

Bloqueios de agricultoresBloqueios de agricultores - Foto: Thibaud Moritz/AFP

O governo francês denunciou, nesta quarta-feira (20), os danos "inaceitáveis" e os bloqueios de estradas durante os protestos agrícolas na França, especialmente no sudoeste do país e na fronteira com a Espanha.

"Não é razoável e não beneficia a causa agrícola", disse a ministra da Agricultura, Annie Genevard, ao canal France 2, enquanto a França vive um terceiro dia de protestos, especialmente contra o acordo entre a UE e o Mercosul.

Genevard denuncia especificamente as ações do sindicato da Coordenação Rural na noite de terça-feira, que causaram "danos e bloqueios na fronteira espanhola" e que podem deteriorar, na sua opinião, a "simpatia" dos franceses pela sua causa.

Na rodovia A9, a uma dezena de quilômetros da fronteira com a Espanha, os agricultores deste sindicato bloquearam caminhões com mercadorias procedentes do país vizinho, permitindo a passagem de automóveis.

"Vamos bloquear a A9, assim como depósitos de combustível, portos e centros de compras. Queremos causar o caos e a escassez de alimentos", disse Serge Bousquet-Cassagne, um dos seus líderes.

Menos de um ano depois de uma mobilização histórica, os sindicatos agrícolas denunciam que o governo não cumpriu todas as promessas feitas na época e também temem a assinatura de um acordo comercial entre a UE e o Mercosul.

Veja também

Quem são as 10 vítimas do "maior serial killer de Alagoas"
BRASIL

Quem são as 10 vítimas do "maior serial killer de Alagoas"

Homem recebe transplante de rosto inovador: "Segunda chance"
SAÚDE

Homem recebe transplante de rosto inovador: "Segunda chance"

Newsletter