Logo Folha de Pernambuco

México

Governo mexicano diz que criminosos recrutam menores por meio de jogos online

Este fenômeno se estende a redes sociais como TikTok e Instagram, acrescentou o funcionário durante a coletiva matinal do presidente mexicano, Andrés Manuel López Obrador

O crime organizado no México recruta menores após contatá-los por meio de videogames na internetO crime organizado no México recruta menores após contatá-los por meio de videogames na internet - Foto: Pixabay

O crime organizado no México recruta menores após contatá-los por meio de videogames na internet, denunciou o governo nesta quarta-feira (20) depois do resgate de três crianças que estavam desaparecidas.

“Existem jogos de PlayStation, Xbox e Nintendo em que, a partir do anonimato, entram em uma relação pela internet (com menores) e iniciam esse processo de persuasão, de recrutamento”, disse o subsecretário de Segurança e Proteção ao Cidadão, Ricardo Mejía.

Este fenômeno se estende a redes sociais como TikTok e Instagram, acrescentou o funcionário durante a coletiva matinal do presidente mexicano, Andrés Manuel López Obrador.

Segundo Mejía, às vezes menores são designados para trabalhos de vigilância para alertar sobre a presença de autoridades.

Enquanto jogam online, os criminosos usam nomes de usuário como "CJNG, CDN (siglas para Cartel Jalisco Nova Geração e Cartel do Nordeste), sicai0os, c4art3l e outras variantes", contou o subsecretário.

Mejía afirmou que em 9 de outubro as autoridades resgataram três menores em uma casa no estado de Oaxaca (sul) e capturaram uma mulher que tentava transferi-los para Nuevo León (norte).

Os menores, de 11 a 14 anos, declarados desaparecidos, eram jogadores de Free Fire, um jogo gratuito.

O menor “começou uma amizade com um usuário" que, após obter seu número de telefone, "ofereceu a ele um emprego em Monterrey (Nuevo León), cujas funções seriam ficar em um morro conferindo a radiofrequência e avisar se houver uma presença policial, com um salário mensal de 8 mil pesos (400 dólares)", explicou o responsável.

O menino aceitou e convidou dois colegas de escola para uma rodoviária, de onde uma mulher os levaria para Monterrey. Como eles estavam jogando online, as autoridades puderam localizá-los por meio do GPS.

“Vamos mandar uma mensagem às famílias, mães, pais, crianças e adolescentes sobre o risco dos jogos eletrônicos, tudo isso que pode ficar muito violento e que sem dúvida afeta, prejudica”, disse López Obrador.

A Rede pelos Direitos da Infância do México (Redim) denuncia que milhares de crianças são recrutadas todos os anos pelo narcotráfico e outros grupos do crime organizado, apontados como responsáveis pela espiral de violência que vive o México.

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter