Logo Folha de Pernambuco

Notícias

Governo sanciona lei e torna Paulo Freire patrono da educação pernambucana

O educador e filósofo é criador de um dos mais eficazes métodos de alfabetização de adultos já concebido

Paulo Freire é referência para os educadoresPaulo Freire é referência para os educadores - Foto: paulofreire.org

O educador Paulo Freire recebeu o título de patrono da educação pernambucana nesta segunda-feira (16). A lei foi sancionada pelo governador Paulo Câmara. A homenagem foi aprovada no início deste mês pela Assembleia Legislativa do Estado, a partir de projeto apresentado pelo deputado Paulo Dutra.

O educador e também filósofo é criador de um dos mais eficazes métodos de alfabetização de adultos já concebido. Ele também é autor de várias obras importantes na área da Educação. Entre elas, destaca-se o livro Pedagogia do Oprimido, obra adotada por diversas instituições de ensino superior no Brasil e no exterior.

“Paulo Freire foi um dos maiores educadores do País e, além de muitas obras importantes, deixou como legado um eficaz método de alfabetização, adotado no Brasil e no exterior. Pernambuco lhe devia esta homenagem e, para nós, é uma honra sancionar esta Lei, preservando ainda mais sua memória”, afirmou Paulo Câmara.

Leia também:
Com pressão de educação e higiene, inflação fecha fevereiro em 0,25%, diz IBGE
Encontro anual 'Educação Já' foi cancelado em Brasília

Segundo o autor do projeto, em justificativa à homenagem, Paulo Freire tinha como meta a conscientização do aluno, ensinando-o a consolidar um pensamento crítico do cenário em que está inserido.

Paulo Freire já havia recebido o título de patrono da educação brasileira, além de ter sido homenageado com mais de 35 títulos de Doutor Honoris Causa por várias instituições de ensino na América e Europa.

Veja também

Newsletter