Governo ucraniano distribui armas para população local de Kiev
Imagens que circulam pela internet mostram cidadãos locais pegando os armamentos armazenados em diversos caminhões
A invasão russa na Ucrânia, iniciada na madrugada dessa quarta-feira (24), chega a Kiev, capital do país atacado. O medo de que a cidade seja conquistada por tropas inimigas fez com que o governo ucraniano distribuisse armas para a população local.
Imagens que circulam pela internet mostram cidadãos pegando os armamentos armazenados em diversos caminhões estacionados em ruas da cidade.
"Quem estiver pronto para manter as armas, junte-se às fileiras das Forças Armadas da Ucrânia. Tudo o que precisa é de um passaporte. Apenas um passaporte. Damos as armas a todos os patriotas que estão prontos para usá-las contra o inimigo sem hesitação! Mantendo a calma!", escreveu o ministro da Defesa, Oleksii Reznikov.
Leia também
• Cerca de 800 soldados russos foram mortos em confronto, afirma Ucrânia
• Merkel: invasão da Ucrânia é 'ruptura profunda' na história europeia
• Talibã pede resolução da crise entre Rússia e Ucrânia por 'meios pacíficos'
O ministério da Defesa pede, ainda, que os "cidadãos ucranianos informem movimentação dos inimigos, preparem coquetéis molotov e neutralizem o ocupante".
De acordo com autoridades da Ucrânia, ao menos 18 mil armas com munição foram distribuídas a reservistas e a civis apenas na região de Kiev, após o presidente Volodymyr Zelensky ordenar uma mobilização militar, que proíbe que todos os homens de 18 a 60 anos deixem o país.
Segundo nota divulgada pelo Serviço de Guarda de Fronteiras, a medida tem respaldo na lei marcial, que entrou em vigor na Ucrânia nessa quinta e altera as regras de funcionamento do país, deixando de lado as leis civis e colocando em vigor leis militares.