Tecnologia

GPT-4o: OpenAI anuncia nova versão gratuita do ChatGPT que processa imagem e voz em tempo real

Atualização, que estará disponível para todos os usuários, demonstra emoções e reage a imagens mostradas ao vivo pelo usuário

Mira Murati, diretora de tecnologia da OpenAI, durante apresentação do GPT-4o Mira Murati, diretora de tecnologia da OpenAI, durante apresentação do GPT-4o  - Foto: Reprodução/OpenAI

A OpenAI anunciou nesta segunda-feira que irá abrir para todos os usuários uma versão mais avançada do ChatGPT, com o GPT-4o, novo modelo de inteligência artificial (IA) da empresa. Com a atualização, a ferramenta vai poder processar imagem e voz em tempo real.

A nova versão, segundo a empresa, vai estar disponível "nas próximas semanas" para todos os usuários.
 

— Uma parte importante da nossa missão é poder disponibilizar nossas ferramentas avançadas de IA para todos gratuitamente. — afirmou Mira Murati, diretora de tecnologia da OpenAI, em evento que apresentou as atualizações do ChatGPT.

Com o GPT-4o, a ferramenta irá funcionar com capacidades de fala que envolvem escuta de áudios em interações em tempo real. Na demonstração dos novos recursos, um executivo da OpenAI pediu conselhos para o ChatGPT para poder se acalmar em uma apresentação importante. O assistente de voz foi capaz de ouvir e analisar a respiração dele, depois oferecer conselhos sobre como seria possível melhorar as técnicas de respiração.

O anúncio da OpenAI acontece às vésperas do principal evento anual do Google, o Google I/O, que começa nesta terça-feira, em Mountain View, California. A rival liderada por Sundar Pichau deve apresentar novos recursos de inteligência artificial (IA) com o Gemini, concorrente do ChatGPT. Na semana que vem, a corrida de novidades de IA terá a largada ainda da Microsoft, que fará anúncios de IA durante o Build 2024.

Veja também

Maduro diz que González Urrutia lhe pediu 'clemência' para sair da Venezuela
Venezuela

Maduro diz que González Urrutia lhe pediu 'clemência' para sair da Venezuela

'Estamos tentando evitar o fim do mundo': Flávio Dino defende gastos com incêndios
Queimadas

'Estamos tentando evitar o fim do mundo': Flávio Dino defende gastos com incêndios

Newsletter