Logo Folha de Pernambuco

Notícias

Grande Recife começa a operar ônibus movido a GNV

Veículo passará por uma fase de testes na linha Circular (Prefeitura/Cabugá)

Novo ônibus movido a GNV entra em fase de testesNovo ônibus movido a GNV entra em fase de testes - Foto: Leo Motta/Folha de Pernambuco

O Grande Recife Consórcio de Transporte apresenta, nesta terça-feira (18), o primeiro ônibus movido a Gás Natural Veicular (GNV) e biometano. O veículo entrará em fase de testes nas ruas na linha 117 - Circular (Prefeitura/Cabugá) nesta quarta-feira (19) e segue até 10 de novembro.

De acordo com o consórcio, o modelo emite 70% menos gases poluentes do que os coletivos à diesel. Outra vantagem seria a diminuição de custos operacionais por quilômetro rodado, além de diminuir a poluição sonora. O veículo tem motor traseiro, câmbio automático, piso baixo e ar-condicionado.

Durante o período de teste, será avaliado o consumo de gás natural, a eficiência do motor e os custos operacionais.

Segundo os desenvolvedores do veículo, a Scania, o modelo tem autonomia para rodar 450 quilômetros - em média, o suficiente para funcionar durante dois dias de operação sem necessidade de abastecimento. O ônibus tem capacidade para 130 passageiros, com 15 metros de comprimento.

A linha 117 - Circular (Prefeitura/Cabugá) conta com nove veículos para fazer 149 viagens diárias. Ao todo, a linha transporta cerca de 5 mil pessoas por dia.

A novidade é realizada em parceria entre o Grande Recife com a Companhia Pernambucana de Gás (Copergás), Empresa Metropolitana e a Scania.

Veja também

EUA: Musk espalha desinformação sobre projeto de lei de gastos
PROJETO DE LEI

EUA: Musk espalha desinformação sobre projeto de lei de gastos

Solidariedade, um ato que deve ser contínuo: confira ações que vêm ajudando a transformar vidas
Solidariedade

Solidariedade, um ato que deve ser contínuo: confira ações que vêm ajudando a transformar vidas

Newsletter