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Grande Recife faz campanha para que motoristas evitem 'queimar' parada

O conteúdo didático, de autoria do Grande Recife, tem dez dicas, direcionadas aos motoristas

Parada de ônibus no Derby, centro do RecifeParada de ônibus no Derby, centro do Recife - Foto: Arthur de Souza/Folha de Pernambuco

Um material educativo, direcionado aos motoristas de ônibus, será lançado pelo Grande Recife Consórcio de Transporte nesta terça-feira (26). Intitulado “Motô, não se queime à toa” e redigido no “pernambuquês”,  o material foi elaborado com base na principal queixa dos usuários à Central de Atendimento ao Cliente (CAC) do Consórcio: a queima de parada. 

No decorrer deste ano, foram registradas na CAC do Grande Recife, segundo o consórcio, quase quatro mil reclamações referentes a esse tipo de ocorrência.
 
O material será distribuído na avenida  Agamenon Magalhães, cruzamento com a Praça do Derby, a partir das 6h, no sentido Olinda/Recife. 
 
O conteúdo didático, de autoria do Grande Recife, tem dez dicas, direcionadas aos motoristas sobre como se portar diante de determinadas situações do cotidiano.

Como evitar freadas bruscas, não discutir com os passageiros, garantir os direitos da pessoa idosa nos coletivos e não queimar parada são tópicos abordados na cartilha. 

 
O material didático destaca ainda a importância do "motô" para o transporte público. “São profissionais que saem de casa cedo para garantir que todos cheguem aos seus destinos. Mas a atenção no trânsito e, por vezes, o estresse do dia a dia fazem com que se esqueçam de atitudes simples que mudam a rotina de trabalho”, afirma o gerente de Relacionamento do Consórcio, Tiago Lira.
 
Segundo ele, as empresas operadoras promovem a capacitação dos seus operadores, e o Grande Recife, enquanto gestor do transporte público na RMR, dá esse reforço.
 
Neste primeiro momento, o material educativo será entregue na rua, onde a queima de parada acontece. Mas, também será encaminhado às empresas operadoras para que possam trabalhar o tema junto aos seus motoristas.
 
Contato
Para falar com a Central de Atendimento ao Cliente do Consórcio, basta ligar no telefone 0800 081 0158, ou por meio do Whatsapp – 99488.3999. Ao entrar em contato, é preciso informar sempre o nome da linha e o número de ordem do ônibus (estampado na frente, traseira e laterais do veículo), além do dia, horário e local do fato para checagem. Com estes dados, o Grande Recife pode acionar a empresa operadora e tomar as devidas providências.

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