Após vandalismos, estações de BRTs da Região Metropolitana do Recife irão passar por obras
Nesta segunda-feira (16), começam os serviços de reparação em 25 pontos que foram alvo de depredação e furtos durante a pandemia
Durante o período de pandemia, as estações de BRTs foram alvo de ações de vândalos. Depredações e furtos deixaram alguns pontos sem funcionalidade. No total, 25 estações de BRTs começam a ser recuperadas a partir desta segunda-feira; são 19 do Corredor Norte/Sul e seis do Leste/Oeste que foram danificadas e vão passar pelo processo de reparação. A previsão é que todo o trabalho nas estações seja concluído até o dia 14 de dezembro.
O investimento é de aproximadamente R$1,2 milhão na recomposição do forro, estruturas, portas, catracas, quadro elétrico, colocação de nova fiação e reposição dos vidros. “Os serviços basicamente são restabelecimento de energia, isso com toda parte de fiação e quadros elétricos, com isso os dispositivos de catracas e portas irão funcionar; a parte de iluminação e limpeza de calhas”, explica o coordenador de Engenharia do Grande Recife, Paulo Beltrão.
Ao todo, são 45 estações de BRTs que funcionam na Região Metropolitana, sendo 26 no corredor Norte/Sul e 19 no corredor Leste/Oeste. Os serviços têm início nas estações Guararapes, Nossa Senhora do Carmo e Araripina, simultaneamente, com previsão de permanecerem fechadas por até quatro dias.
Enquanto os trabalhos permanecerem, os passageiros do Corredor Leste/Oeste têm como opções as Estações anterior e posterior àquela que está sendo recuperada. Já no Corredor Norte/Sul, por enquanto, os usuários continuam sendo atendidos por linhas operadas por ônibus convencionais e articulados que fazem o embarque e desembarque nas paradas localizadas nas calçadas.
Ainda segundo o Grande Recife Consórcio, há outra licitação em andamento para melhoria, adequação e manutenção de instalações de 13 terminais integrados e 20 estações de BRTs. Será investido o valor de aproximadamente R$7,5 milhões, com o objetivo de tornar os espaços mais seguros e confortáveis aos usuários. Após a assinatura da ordem de serviço, a previsão é que esta nova intervenção seja concluída em 180 dias.
Paulo Beltrão cita alguns dos reparos que serão realizados com a próxima licitação. “Nesses serviços, nas estações de BRTs, serão contemplados com a troca do piso, que será por granilite, dando segurança ao usuário, uma vez que as placas de alumínio atual causam bastante risco ao usuário; e a redução da coberta face a veículos entrarem na faixa exclusiva do BRTs esbarrarem com as abas das estações”, finalizou.
Serão recuperadas as seguintes estações:
Corredor Leste/Oeste - Guararapes, Abolição, Benfica, Forte do Arraial, Engenho Poeta e Barreiras.
Corredor Norte/Sul - Araripina, Nossa Senhora do Carmo, Tacaruna, Treze de Maio, IEP, Riachuelo, Maurício de Nassau, Ismo do Recife , Forte do Brum, Santa Casa de Misericórdia, Praça da República, Kennedy, Mathias de Albuquerque, Bultrins, Jupirá, São Salvador do Mundo, Hospital Central, José de Alencar e Cruz de Rebouças.
Leia também
• Mendonça diz que vai liderar discussão sobre conclusão do BRT
• Governo abre consulta sobre concessão de TIs e estações de BRT
• Nova estação de BRT da Avenida Conde da Boa Vista começa a operar nesta quinta