Logo Folha de Pernambuco

sinistro

Grande Recife registra cinco mortes de ciclistas em colisões de trânsito em menos de um mês

Alta recorrência em um espaço tão curto de tempo vem chamando atenção para a segurança cicloviária na região

Sinistro de transito envolvendo ciclistas no Recife preocupamSinistro de transito envolvendo ciclistas no Recife preocupam - Foto: Davi de Queiroz/Folha de Pernambuco.

Cinco cilistas morreram em colisões de trânsito em menos de um mês no Grande Recife. Quatro casos aconteceram no Recife, e o outro foi em Jaboatão dos Guararapes. A alta recorrência em um espaço tão curto de tempo, claro, chama atenção para a segurança cicloviária na região. A Autarquia de Controle de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), por meio de nota, afirmou ter "política totalmente voltada para a segurança viária da população", a fim de evitar mais ocorrências do tipo.

O último caso aconteceu na manhã dssae quarta-feira (9), quando um ciclista morreu em colisão com ônibus em Afogados, Zona Oeste do Recife. De acordo com a Urbana-PE, que gere os ônibus no Grande Recife, informações iniciais apontam que o homem de 50 anos, que não teve o nome identificado, teria tentado desviar de um caminhão antes de colidir com a lateral de um coletivo da  Linha 222 - Jardim Uchôa/Cais De Santa Rita, pertencente à empresa Metropolitana. Ele veio morreu no local.

Por meio de nota, a empresa Metropolitana disse "lamentar profundamente a ocorrência". "A empresa informa que está colaborando com as investigações das autoridades competentes sobre o caso. A Metropolitana manifesta o seu mais profundo pesar e se solidariza com a família e os amigos da vítima", disse a operadora.

A reportagem entrou em contato com a Polícia Civil de Pernambuco, que informou, também por meio de nota, que registrou  a ocorrência na Delegacia de Afogados, e que "as investigações seguirão até a elucidação dos fatos". 

Mortes de ciclistas na RMR
Os dois primeiros casos nos últimos dias aconteceram no dia 16 de setembro, nos bairros Parnamirim e Beberibe, na Zona Norte do Recife. Um deles andava de bicicleta no cruzamento das ruas Compositor Vinicius de Moraes e Uriel de Holanda, em Beberibe, a cerca de 50 metros da Praça da Convenção, quando houve a colisão com um ônibus. 

O outro sinistro ocorreu quando a vítima, um homem de 46 anos, foi atingido por um micro-ônibus complementar, na rua João Tude de Melo, nas proximidades do restaurante Guaiamum Gigante. Por meio de nota, a CTTU afirmou que a avenida João Tude de Melo faz parte do Plano Diretor Cicloviário, sendo de responsabilidade do Governo do Estado, dentro da Rede Cicloviária Metropolitana.

Na ocasião, a Associação Metropolitana de Ciclistas do Recife (Ameciclo) chegou, a fazer um protesto no Recife em homenagem aos ciclistas e com pedidos por melhorias de segurança. O grupo instalou as chamadas "Ghost Bikes", bicicletas brancas que simbolizam a morte, nas vias onde os sinistros ocorreram.

"Esse ato simbólico homenageia as vítimas e busca chamar a atenção para a urgente necessidade de uma infraestrutura segura para quem se desloca de bicicleta em nossa cidade (...) Vamos transformar essa dor em luta por mudanças! Traga sua bike e sua força por justiça e segurança para todos os ciclistas", disse a Ameciclo, por meio de nota oficial.

Acidente aconteceu na rua João Tude de Melo, nesta segunda (16)Acidente que aconteceu na rua João Tude de Melo - Foto: Cortesia.

A outra vítima, uma estudante de Engenharia Civil na Universidade de Pernambuco (UPE) de 20 anos, teve uma colisão em um motociclista no bairro da Torre, Zona Oeste do Recife. O sinistro ocorreu no dia 24 de setembro, e ela falceu no dia 26. 

Na última sexta-feira (4), um ciclista de 60 anos morreu em Jaboatão dos Guararapes, na RMR, em batida com caminhão na rodovia estadual PE-17, mais conhecida como Estrada da Muribeca.

O que diz a CTTU
Procurada pela reportagem, a CTTU chamou atenção para a neessidade da ajuda da população, já que a segurança viária depende, principalmente, do respeito às leis de trânsito. 

"Motociclistas e demais condutores devem se conscientizar de que também são responsáveis pela segurança dos ciclistas e que, de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), transitar com o veículo automotor em ciclofaixa ou ciclovia é uma infração de natureza gravíssima com fator multiplicativo três, somando sete pontos na carteira e multa no valor de R$ 880,41", disse a Autarquia.

A CTTU afirmou ainda que "a promoção da segurança viária para ciclistas também vem sendo reforçada com uso de novos equipamentos de segregação e de fiscalização eletrônica nas vias". Para isso, estão sendo elaboradas campanhas educativas, principalmente junto aos motoristas das empresas de transporte coletivo sobre o respeito aos ciclistas e normas de conduta previstas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB). 

Ônibus no RecifeDos cinco casos, três envolveram ônibus do Grande Recife. - Foto: Paullo Allmeida/Folha de Pernambuco

No Recife, de acordo com a Autarquia, existem 195,5 km de faixas exclusivas para ciclismo. Essas rotas cicloviárias estão presentes "em grandes corredores como o da Agamenon Magalhães com 4 km de extensão, beneficiando cerca de 7,5 mil ciclistas diariamente".

Veja, abaixo, a nota da CTTU na íntegra.

A Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) informa que a Prefeitura do Recife tem uma política totalmente voltada para a segurança viária da população, a fim de evitar sinistros e, principalmente, mortes no trânsito da cidade. Com a intensificação das ações de fiscalização, somente de janeiro a junho deste ano foram 726 multas emitidas por infrações em ciclofaixas. 

É importante ressaltar que a segurança viária depende, principalmente, do respeito às leis de trânsito. Motociclistas e demais condutores devem se conscientizar de que também são responsáveis pela segurança dos ciclistas e que, de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), transitar com o veículo automotor em ciclofaixa ou ciclovia é uma infração de natureza gravíssima com fator multiplicativo três, somando sete pontos na carteira e multa no valor de R$ 880,41. 

O Recife tem papel de destaque no investimento em mobilidade ativa. No que diz respeito especificamente à malha cicloviária, de 2014 a 2024, a capital passou de 24 km para 195,5 km no período, um incremento de 716% - dentro do que prevê o Plano Diretor Cicloviário da Região Metropolitana do Recife (PDC-RMR). Entre as rotas cicloviárias criadas está, por exemplo, o corredor da Avenida Agamenon Magalhães, com quatro quilômetros de extensão, beneficiando cerca de 7,5 mil ciclistas diariamente - conectado as Zonas Norte e Sul, além do Centro. Atualmente, 97% da malha cicloviária está conectada. O Recife foi o único município da RMR que avançou em políticas públicas para promoção da segurança viárias de ciclistas previstas no PDC-RMR.

Além de todo trabalho de expansão das rotas, a CTTU informa que a promoção da segurança viária para ciclistas também vem sendo reforçada com uso de novos equipamentos de segregação e de fiscalização eletrônica nas vias. A autarquia vem trabalhando também com campanhas educativas, sobretudo junto aos motoristas das empresas de transporte coletivo em relação ao respeito aos ciclistas e normas de conduta previstas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB). A entidade municipal também intensificou as blitze, com foco sobretudo na velocidade, que podem evitar que sinistros levem as vítimas à óbito.

Algumas orientações para os condutores no que diz respeito ao respeito aos ciclistas, previsto no Código de Trânsito Brasileiro, além de não invadir as rotas cicláveis, são: manter o mínimo de 1,5 m de distância de quem pedala, para evitar colisões e quedas; obedecer à velocidade regulamentada da via - comportamento que evita sinistros e diminui a mortalidade; dar prioridade aos ciclistas, uma vez que são usuários mais vulneráveis no trânsito.

Veja, abaixo, a nota da Urbana-PE na íntegra.

A empresa Metropolitana lamenta profundamente a ocorrência nesta quarta-feira (09) que resultou no falecimento de um homem na Avenida José Rufino. Informações iniciais apontam que, ao tentar desviar de um caminhão, o ciclista teria colidido com a lateral do ônibus. A empresa informa que está colaborando com as investigações das autoridades competentes sobre o caso. A Metropolitana manifesta o seu mais profundo pesar e se solidariza com a família e os amigos da vítima. 

Veja, abaixo, a nota da Polícia Civil de Pernambuco na íntegra.

A Polícia Civil de Pernambuco informa que registrou, por meio da Delegacia de Afogados, no dia 09 de outubro, um atropelamento com vítima fatal no bairro de Afogados, no Recife. A vítima, um homem de 51 anos, foi encontrada sem vida, em uma via pública. As investigações seguirão até a elucidação dos fatos. 

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter