Logo Folha de Pernambuco

EUROPA

Grécia bate recorde de turistas apesar de onda de calor e incêndios

Número de visitantes nos nove primeiros meses do ano supera o recorde registrado em 2019 para o mesmo período

Incêndios na GréciaIncêndios na Grécia - Foto: Sakis Mitrolidis/AFP

A Grécia registrou uma quantidade recorde de turistas desde o começo do ano, apesar dos incêndios e da onda de calor que assolaram o país durante o verão, segundo estatísticas publicadas nesta segunda-feira (23).

Durante o mês de janeiro e o final de agosto de 2023, o país banhado pelo Mediterrâneo, famoso pelas ilhas no mar Egeu e suas jazidas arqueológicas, entre elas a Acrópole de Atenas, recebeu 22,56 milhões de turistas - um aumento de 18,4% em relação a 2022, anunciou o Banco Central da Grécia.

O número de visitantes nos nove primeiros meses do ano supera o recorde registrado em 2019 para o mesmo período, que juntou 21,84 milhões de turistas.

A indústria do turismo, motor da economia grega, sofreu um revés em 2020 e 2021, devido às restrições impostas pela Covid-19.

A temporada de 2023 foi marcada por devastadores incêndios que destruíram alguns destinos turísticos populares, como as ilhas de Rodes e de Corfu.

O fogo foi alimentado por uma das ondas de calor mais longas que a Grécia já sofreu, com temperaturas superiores a 46ºC.

Em julho, milhares de pessoas, entre elas muitos turistas, precisaram ser evacuadas devido ao avanço do fogo. Em agosto, o país voltou a encarar violentos incêndios.

O número de turistas estrangeiros alcançou, só em agosto, a marca dos 6,48 milhões - 10,4% a mais que em 2022.

Em agosto de 2019, no entanto, este número era um pouco maior, marcando 6,76 milhões de turistas.

Em um país onde o turismo representa cerca de um quarto do PIB, há quem critique o "turismo excessivo" em algumas ilhas e os preços exorbitantes de outras, como Mykonos e Santorini, nas Cíclades.

Veja também

Milei torna pública ruptura com vice-presidente e diz que ela não participa do governo
ARGENTINA

Milei torna pública ruptura com vice-presidente e diz que ela não participa do governo

Bombardeio israelense em Beirute teve como alvo alto cargo do Hezbollah, diz fonte de segurança
Beirute

Bombardeio israelense em Beirute teve como alvo alto cargo do Hezbollah, diz fonte de segurança

Newsletter