Grécia limita horário da Acrópole e outros sítios arqueológicos devido ao calor
O país prepara-se para uma nova onda de calor que deve durar até domingo
A Grécia anunciou, nesta quinta-feira (20), que todos os sítios arqueológicos, incluindo a Acrópole de Atenas, serão fechados durante as horas mais quentes do dia devido a uma nova onda de calor.
O país prepara-se para uma nova onda de calor que deve durar até domingo, com temperaturas máximas de 43ºC esperadas no centro do país nesta quinta-feira.
"Devido às altas temperaturas, os horários dos sítios arqueológicos (...) serão alterados e fecharão de meio-dia (06h00 no horário de Brasília) a 17h30 do horário local (12h30 em Brasília)", informou o Ministério da Cultura grego em um comunicado.
Por outro lado, devido a uma já anunciada paralisação dos guardas da Acrópole, o local vai alterar o seu horário de quinta-feira a domingo.
O sindicato dos guardas reclamou que pelo menos 20 visitantes desmaiaram no local quando as temperaturas atingiram 45°C.
Leia também
• Onda de calor extremo no hemisfério norte provoca incêndios florestais
• Mais de 2.000 pessoas deixam suas casas na Crimeia após incêndio em área militar
• Incêndio atinge agência bancária no Recife em que homem escalou 15 metros para tentar assaltar
O sítio, tombado como Patrimônio Mundial, já fechou no último fim de semana nas horas mais quentes.
Este anúncio coincide com a luta dos bombeiros contra os incêndios que destruíram milhares de hectares no oeste de Atenas.
"Ainda estamos enfrentando uma onda de calor e ventos fortes. Os tempos difíceis ainda não acabaram, precisamos estar vigilantes", alertou o primeiro-ministro grego, Kyriakos Mitsotakis.