Grécia registra o mês de junho mais quente em seis décadas
Cientistas afirmam que mudanças climáticas na Grécia tornam os fenômenos meteorológicos extremos, como as ondas de calor, mais frequentes, duradouras e intensas
A Grécia registrou em 2024 o mês de junho mais quente desde 1960, segundo números divulgados nesta terça-feira (9), enquanto o país se prepara para uma temporada de ondas de calor e incêndios florestais.
A temperatura média na Grécia aumentou 2,5 graus Celsius entre 1960 e 2024, disse Kostas Lagouvardos, diretor de pesquisa do Observatório Nacional de Atenas.
“O mês de junho de 2024 foi caracterizado por longos períodos de temperaturas elevadas durante vários dias, excedendo amplamente as temperaturas sazonais normais em todo o país”, acrescentou.
Leia também
• Grécia multa estabelecimentos em mais de 350 mil euros por ocupação ilegal de praias
• Grécia adota semana de seis dias de trabalho por falta de mão de obra qualificada
Embora as temperaturas de junho na Grécia normalmente não excedam os 30-31°C, o país registrou este ano temperaturas de 35°C e uma onda de calor em meados de junho com temperaturas superiores a 40°C, disse Lagouvardos.
O porta-voz do governo grego, Pavlos Marinakis, disse esta semana que 1.281 incêndios foram registrados em junho, em comparação com 533 no mês anterior.
Os cientistas afirmam que as mudanças climáticas tornam os fenômenos meteorológicos extremos, como as ondas de calor, mais frequentes, duradouras e intensas.